Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorLeites, Bruno Bueno Pintopt_BR
dc.contributor.authorDiemer, Lucas Preusspt_BR
dc.date.accessioned2023-06-10T03:33:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258900pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender como o ambiente e a dobra de Fogo da personagem Zuko contribuíram para a jornada de redenção da personagem na série Avatar: a lenda de Aang através de uma perspectiva eto-ecológica. Para tanto, utiliza-se as teorias da narrativa de Aristóteles (2008), Barthes (2008), Silva (2015) e Mittel (2012), as teorias da animação de Lamarre (2009) e Costa (2021) e as teorias de Stengers (2015, 2018) e Costa e Veiga (2021) sobre a relação entre o humano e a Terra como fundamentação teórica. O objeto da pesquisa é composto por montagens de cenas da série, selecionadas pelo autor, em que a dobra de Fogo está presente em momentos-chave da redenção de Zuko. As análises estão apoiadas em um eixo de perspectiva eto-ecológica que, aliado às teorias da narrativa, ajuda a identificar como o ambiente da série afetou e alterou a dobra de Fogo de Zuko e para qual direção essas interações levaram a personagem dentro da narrativa da série. Conclui-se, então, que o ambiente e a dobra de Fogo da personagem transformaram a narrativa de Zuko de forma gradual, no sentido de um Zuko multifacetado e ambíguo moralmente para um Zuko resumido a um dualismo moral, em que a personagem escolhe seguir o lado do bem.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand how the environment and Zuko’s firebending contributed to the character's journey of redemption in the series Avatar: The Last Airbender through an etho-ecological perspective. To this end, the theories of narrative by Aristotle (2008), Barthes (2008), Silva (2015) and Mittel (2012), the theories of animation by Lamarre (2009) and Costa (2021) and the theories of Stengers (2015, 2018) and Costa e Veiga (2021) on the relationship between humans and Earth are used as a theoretical foundation. The object of the research is composed of montages of scenes from the series, selected by the author, in which the firebending is present in key moments of Zuko's redemption.The analyzes are supported by an axis of etho-ecological perspective that, combined with narrative theories, helps to identify how the series' environment affected and altered Zuko’s firebending and to which direction these interactions took the character within the narrative of the series. It is concluded that the environment and the character's firebending gradually transformed Zuko's narrative, from a multifaceted and morally ambiguous Zuko to a Zuko reduced to a moral dualism, in which the character chooses to follow the good path.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarrativa cinematográficapt_BR
dc.subjectAnimated seriesen
dc.subjectCinema de animaçãopt_BR
dc.subjectEtho-ecological perspectiveen
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectNarrative theoriesen
dc.subjectCharacter analysisen
dc.titleA personagem diante do fogo : dimensões ambientais na trajetória de Zuko em Avatar, a lenda de Aangpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMacedo, Lennon Pereirapt_BR
dc.identifier.nrb001170822pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem