‘Isso aqui é elite’ : uma análise sobre a preferência do público pelo canal CazéTV no YouTube para assistir à Copa do Mundo 2022 no Brasil
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A fim de compreender melhor um dos fenômenos das redes sociais, os chamados influenciadores digitais, e em como eles interferem na decisão das pessoas, a presente monografia consiste em entender a preferência do público pelo canal CazéTV do YouTube para assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2022. O objetivo geral consistiu em compreender a influência de Casimiro na escolha do canal CazéTV no YouTube para acompanhar a Copa do Mundo de 2022. Para tal, a metodologia adotada foi: pesquisa bibliogr ...
A fim de compreender melhor um dos fenômenos das redes sociais, os chamados influenciadores digitais, e em como eles interferem na decisão das pessoas, a presente monografia consiste em entender a preferência do público pelo canal CazéTV do YouTube para assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2022. O objetivo geral consistiu em compreender a influência de Casimiro na escolha do canal CazéTV no YouTube para acompanhar a Copa do Mundo de 2022. Para tal, a metodologia adotada foi: pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Esta última realizada através da triangulação de técnicas (JOHNSON, 2010) com observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010), entrevista (DUARTE, 2005) com ponto de saturação (THIRY-CHERQUES, 2009) e análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Na entrevista, oito pessoas entre 25 e 60 anos foram escolhidas por meio de comentários em publicações nas redes sociais de Casimiro no Instagram. Os resultados encontrados demonstram que a figura de Casimiro influenciou os participantes a chegarem ao canal CazéTV por conta do influenciador, de forma direta e indireta, mas não foi fator central para continuar acompanhando; outras motivações foram relevantes para isso, como a linguagem informal utilizada, a facilidade de acessar o YouTube e, principalmente, o descontentamento geral com as transmissões realizadas nos meios tradicionais, sobretudo os canais de televisão. Com isso, observamos que a Internet ocupa um espaço cada vez maior na vida das pessoas não só pelo o que ela oferece em si, mas pelos demais meios de comunicação não apresentarem novos formatos a ponto de prender a atenção da audiência. ...
Abstract
In order to better understand one of the phenomena of social networks, the so-called digital influencers, and how they interfere with people's decision-making, this monograph aims to understand the audience's preference for the CazéTV channel on YouTube to watch the 2022 World Cup matches. The general objective was to understand Casimiro's influence on the choice of the CazéTV channel on YouTube to follow the 2022 World Cup. To this end, the methodology adopted was: bibliographic, documentary, ...
In order to better understand one of the phenomena of social networks, the so-called digital influencers, and how they interfere with people's decision-making, this monograph aims to understand the audience's preference for the CazéTV channel on YouTube to watch the 2022 World Cup matches. The general objective was to understand Casimiro's influence on the choice of the CazéTV channel on YouTube to follow the 2022 World Cup. To this end, the methodology adopted was: bibliographic, documentary, and empirical research. The latter was carried out through the triangulation of techniques (JOHNSON, 2010) with covert and non-participatory field observation (JOHNSON, 2010), interview (DUARTE, 2005) with saturation point (THIRY-CHERQUES, 2009), and content analysis (BARDIN, 2016). In the interview, eight people between 25 and 60 years old were chosen through comments on Casimiro's Instagram social media posts. The results show that Casimiro's presence influenced the participants to reach the CazéTV channel directly and indirectly, but was not the central factor to keep watching; other motivations were relevant for this, such as the informal language used, the ease to access YouTube, and, above all, the general dissatisfaction with the transmissions carried out in traditional media, especially television channels. Therefore, it is observed that the Internet is increasingly occupying a significant space in people's lives, not only due to what it offers in itself but also due to other means of communication not presenting new formats compelling enough to capture the audience's attention. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1828)
Este item está licenciado na Creative Commons License