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dc.contributor.authorCianbroni, Samuel Henriquept_BR
dc.contributor.authorSantos, Regina Antunes Teixeira dospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T03:27:01Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0103-7412pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258974pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo investigar as perspectivas de mobilização de conhecimentos musicais em graduandos em situações de colaboração pianística. Três bacharelandos em piano foram investigados em três diferentes modalidades de colaboração: instrumental, coral e vocal solo. A metodologia qualitativa se valeu do estudo de caso para a descrição dos dados, coletados através de entrevistas, registro de ensaios, aulas, exames institucionais e performances públicas. O modelo de Santos (2007) revelou-se passível de ser empregado no estudo, principalmente no que se refere às diferenças apontadas acerca do ciclo de investigação e de autorregulação, que se revelou distinto entre os participantes investigados. As perspectivas de mobilização de conhecimentos revelaram-se nas diferentes maneiras de perceber e abordar a atividade de colaboração com as quais os participantes estavam envolvidos, imbuídos tanto de suas crenças como de valores demonstrados. O estudo colocou em evidência dois fatores: (1) a influência com que experiências prévias sistematizadas (ou seja, já aprendidas) e formas de interesse pessoal exercem nesta vertente de prática musical e (2) a importância de se investigar o que já existe em termos de conhecimentos vivenciados (e sistematizados) nas experiências dos estudantes de graduação a fim de se buscar relacionar formas de conhecimento e maneiras de aprenderpt_BR
dc.description.abstractThe present work seeks to investigate the perspectives in respect to mobilization of musical knowledge by undergraduate students engaged in collaborative piano situations. Three undergraduate piano majors were investigated during three different types of collaborative activities: instrumental ensemble, choral ensemble and solo vocal. The qualitative methodology was based on a case study for descriptions of the data collected through interviews and recordings of rehearsals, music classes, institutional exams, and public performances. The Santos model (2007) was shown to be suitable for the study, especially with regard to identifying the differences between the investigative and the self regulated cycles, which were distinct among the research participants. The perspectives of knowledge mobilization were revealed through the various ways of perceiving and approaching the collaborative activity with which the participants were engaged, imbued with both their beliefs and demonstrated values. The present study displayed two factors: (1) the influence with which previous systematized (i.e., already learned) experiences and forms of personal interest exert on this aspect of musical practice and (2) the importance of investigating what already exists in terms of practiced knowledge (and systematized) in the experiences of undergraduate students with the goal to connect forms of knowledge to means of learningen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOPUS : Revista eletrônica da ANPPOM. Santa Catarina. Vol. 23, n.1 (2017), p. 167-186pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKnowledge mobilizationen
dc.subjectMusica : Conhecimentopt_BR
dc.subjectMusical knowledgeen
dc.subjectAcompanhamento musicalpt_BR
dc.subjectColaboração pianísticapt_BR
dc.subjectCollaborative pianisten
dc.subjectCoachingen
dc.subjectAccompanimenten
dc.titlePerspectivas de mobilização de conhecimentos musicais em atividades de colaboração pianística : três estudos de casopt_BR
dc.title.alternativePerspectives on Mobilization of Musical Knowledge during Collaborative Piano Activities: Three Cases Studies en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001054726pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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