Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros
dc.contributor.advisor | Santos, José Antônio dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Renata Isoí Morais dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-13T03:27:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/258984 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma possibilidade pedagógica de Educação das Relações Étnico-Raciais a partir da criação de material paradidático sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros para o ensino de Sociologia. Como metodologia, foi realizada ampla revisão bibliográfica e o desenvolvimento em dois eixos de análise: o contexto da Sociologia como disciplina escolar, e as dificuldades na implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Médio. Assim, desenvolvemos uma proposta paradidática, estabelecendo um diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e com conceitos advindos da ERER e dos valores civilizatórios afro-brasileiros. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER) | pt_BR |
dc.subject | Afro-brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Sociologia no ensino médio e educação das relações étnico-raciais : possibilidades pedagógicas a partir dos valores civilizatórios afro-brasileiros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001170840 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Sociais (732)