Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGrunvald, Vipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mário Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T03:28:10Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259023pt_BR
dc.description.abstractPensando o cinema enquanto uma tecnologia que produz realidade social, e assim cria através de suas obras fílmicas objetos de grande potência para o estudo antropológico, esta monografia visa analisar as formas que as famílias são tanto representadas quanto produzidas no cinema de horror. Para isso irei analisar o filme Quando Chega a Escuridão a fim de perceber de que formas esses parentescos são dispostos em cena, e quais formas se produzem a partir dessa realidade. A família vampírica da obra, articula diversas formas de fazer e produzir família, que expandem o entendimento do parentesco para além da questão biológica permitindo diversas formas de família existirem e ser reconhecidas. Esse filme nos provê debates sobre quais as matérias que os vampiros usam para fazer e desfazer parentesco e modelos de família entrelaçados em diversos modos, substâncias e sobre como o monstruoso e o outro podem se confundir no reflexo do espelho. Este trabalho analítico será realizado a partir de uma etnografia fílmica analisando esta obra que carrega e pauta as famílias como parte integral da sua essência.pt_BR
dc.description.abstractThinking of cinema as a technology that produces social reality, and thus creates, through its films, objects of great power for anthropological study. this paper aims to analyze the ways in which families are both represented and produced in horror cinema. For this, I will analyze the film Near Dark in order to understand in what ways these kinships are displayed on the scene, and what ways they produce that reality. This vampiric family in the work articulates different ways of making and producing family, which expand the understanding of kinship beyond the biological, allowing different forms of family to exist and be recognized. This film provides us with debates about what these vampires use to make and break kinship and family models intertwined in different ways, substances and about how the monstrous and the other can confuse itself in the reflection of the mirror. Thus, the analytical work will be developed through filmic ethnography, analyzing this film that carries and guides families as an integral part of its essence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAntropologia visualpt_BR
dc.subjectFamilyen
dc.subjectVisual anthropologyen
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFilm analysisen
dc.subjectHorroren
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectTerrorpt_BR
dc.titleHorror familiar : sangue, vampiros e o fazer-família em quando chega a escuridãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170943pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples