Show simple item record

dc.contributor.authorNez, Egeslaine dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Richéle Timm dos Passos dapt_BR
dc.contributor.authorCardoso Neto, Odorico Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-17T03:36:48Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1518-6911pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259092pt_BR
dc.description.abstractNo ano de comemoração do centenário de Paulo Freire, esse artigo pretende aprofundar algumas reflexões do seu legado e a possibilidade de uma atitude comunicativa com os escritos de Boaventura Sousa Santos. O diálogo proposto entre esses autores indica que a reflexão é um processo de conquista, de construção, de criação, que depende da consciência de todos e requer para tanto a abertura a outras racionalidades. Algumas das interpelações deste ensaio teórico sinalizam a potencialização dos sujeitos, com vistas a emancipação social, a partir da pedagogia do conflito, do diálogo e da problematização, perpassando, dessa forma, nosso objetivo textual. Inquieta pensar como as ideias desses autores auxiliam na construção da cidadania, a fim de contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A relevância deste texto assenta-se na contribuição ao campo educacional que almeja ser uma forma de intervenção no mundo consciente e dialógico. Finalmente, insistimos na importância do aspecto comunicativo dialógico, crítico e participativo que permeia todo o texto, pois, essa é a solicitação urgente a todos que almejam, esperançosos, por uma sociedade aberta às pluralidades numa convivialidade hospitaleira.pt_BR
dc.description.abstractIn the year of Paulo Freire's centenary commemoration, this article intends to deepen some reflections on his legacy and the possibility of a communicative attitude with the writings of Boaventura Sousa Santos. The dialogue proposed between these authors indicates that reflection is a process of conquest, construction, creation, which depends on everyone's conscience and requires, for that, an opening toother rationalities. Some of the challenges of this theoretical essay signal the empowerment of subjects, with a view to social emancipation, from the pedagogy of conflict, dialogue and problematization, thus passing through our textual objective. It is restless to think about how the ideas of these authors help in the construction of citizenship, in order to contribute to the construction of a fairer and more egalitarian society. The relevance of this text is based on its contribution to the educational field that aims to be a form of intervention in the conscious and dialogic world. Finally, we insist on the importance of the dialogical, critical and participative communicative aspect that permeates the entire text, as this is the urgent request to all who hopefully long for a society open to pluralities in a hospitable conviviality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIdeação (Foz do Iguaçu). Foz do Iguaçu, PR. Vol. 23, n. 2 (2021), p. 217-235pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDialogueen
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectSantos, Boaventura de Sousapt_BR
dc.subjectPedagogy of hopeen
dc.subjectPedagogy of the virusen
dc.titleDa imprevisibilidade à esperança : diálogos com boaventura e freire em tempos pandêmicospt_BR
dc.title.alternativeFrom unpredicsibility to hope : dialogues with good adventure and freire in pandemic timesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001166500pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record