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dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorCzerwinski, Brunapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T03:39:25Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259421pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa feita no segundo semestre de 2022 sobre o uso de jogos de tabuleiro para a aprendizagem de operações com números positivos e negativos. A pergunta diretriz que orientou todo o processo investigativo foi: quais as potencialidades do uso de jogos de tabuleiro para a aprendizagem das operações de adição, subtração e multiplicação de números inteiros? Para respondê-la, foi realizada uma prática no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em uma turma de trinta alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Os alunos já tinham sido introduzidos à ideia de números negativos, mas ainda não haviam operado com eles. Após a aplicação de cada jogo, os alunos recebiam um questionário com perguntas referentes ao jogo para refletirem e fazerem relações entre o respectivo jogo e a matemática. Para a análise dos dados coletados, foram utilizados aspectos da Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, discípulo de Piaget, que usou como base para sua teoria o conceito piagetiano de esquema. Os resultados da pesquisa apontam que os jogos de tabuleiro, além de serem uma forma dinâmica e interativa de apresentar o conteúdo, contribuem para a aprendizagem à medida que apresentam situações que permitem que os alunos construam as invariantes de cada operação.pt_BR
dc.description.abstractThis final paper presents a research made in the second semester of 2022 about the utility of board games for learning positive and negative numbers. The guideline question that oriented the entire investigative process was: which are the potentialities of the use of board games in learning integers operations of addition, subtraction and multiplication? To reach the answer, a practical period was carried out at the College of Application of the Federal University of Rio Grande do Sul, in a class of thirty students, equivalent to the 7th grade of american middle school. The students had already been introduced to the idea of negative numbers, but they had not operated with them. After applying each game, the students received a questionnaire referring to the game, in order to reflect and establish relations between the mentionated game and mathematics. To analise the collected data, aspects of Theory of Conceptual Fields were used, theory that was developed by Gerard Vergnaud, a disciple of Piaget, who used the Piagetian concept of schema as the basis of his theory. The search results indicate that board games are not only a dynamic and interactive way of presenting the subject, but also contribute to learning,while they present situations that allows students to build the invariants of each operation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBoard gamesen
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.subjectInteger operationen
dc.subjectConceptual fieldsen
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispt_BR
dc.subjectSchemaen
dc.titleO uso de jogos de tabuleiro para a aprendizagem das operações de adição, subtração e multiplicação de números inteirospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171367pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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