Autonomia se ensina?
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
Is it possible to teach autonomy?
Assunto
Resumo
Embora a autonomia seja uma competência citada em grande parte dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia, raramente se encontra qualquer referência à forma como esta competência é desenvolvida ao longo do curso. Centrados no domínio cognitivo, os Planos de Ensino sequer citam os objetivos, métodos e sistema de avaliação que são utilizados para desenvolver as habilidades e atitudes que, juntamente com o conhecimento, irão compor esta competência. Neste artigo é apresentada a metodologia u ...
Embora a autonomia seja uma competência citada em grande parte dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia, raramente se encontra qualquer referência à forma como esta competência é desenvolvida ao longo do curso. Centrados no domínio cognitivo, os Planos de Ensino sequer citam os objetivos, métodos e sistema de avaliação que são utilizados para desenvolver as habilidades e atitudes que, juntamente com o conhecimento, irão compor esta competência. Neste artigo é apresentada a metodologia utilizada para desenvolver e avaliar a autonomia de estudantes de um tradicional Curso de Engenharia brasileiro. Descreve-se a evolução da atividade Aprendizagem Autônoma, criada com o objetivo de desenvolver a autonomia. O estudo mostra que há uma relação entre a autonomia e os resultados obtidos no domínio cognitivo. ...
Abstract
Although autonomy is a competence cited in most of the Pedagogical Projects of Engineering Courses, there is rarely any reference to how this competence is developed throughout the course. Centered on the cognitive domain, the Teaching Plans do not even mention the objectives, methods and evaluation system that are used to develop the skills and attitudes that, together with knowledge, will compose this competence. This article presents the methodology used to develop and evaluate the autonomy ...
Although autonomy is a competence cited in most of the Pedagogical Projects of Engineering Courses, there is rarely any reference to how this competence is developed throughout the course. Centered on the cognitive domain, the Teaching Plans do not even mention the objectives, methods and evaluation system that are used to develop the skills and attitudes that, together with knowledge, will compose this competence. This article presents the methodology used to develop and evaluate the autonomy of students in a traditional Brazilian Engineering Course. The evolution of the Autonomous Learning activity, created with the aim of developing autonomy, is described. The study shows that there is a relationship between autonomy and the results obtained in the cognitive domain. ...
Contido em
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 25, n. 2 (2022), p. 12-28
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39166)Engenharias (2397)
Este item está licenciado na Creative Commons License