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dc.contributor.advisorOlivar Jimenez, Martha Luciapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Ana Paula Silveira dospt_BR
dc.date.accessioned2023-07-04T03:49:29Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259822pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa apresenta como tema central o acesso à educação superior no Brasil para refugiados em universidades públicas federais do sul do Brasil. Tem por objetivo geral discutir a qualidade dos editais de ingresso para refugiados e como esses instrumentos viabilizam ou inviabilizam o ingresso dessa população às instituições de ensino superior. Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa, por meio de revisão documental dos editais mais recentes disponibilizados publicamente pelas universidades públicas federais do sul do Brasil. Foram mapeadas, ao todo, dez universidades públicas federais. A coleta desses dados foi feita através do site oficial de cada instituição. A análise dos dados foi realizada por meio do conteúdo dos próprios editais e organizada em quatro tabelas com o instituto a aferir a existência de critérios excessivos e também de critérios efetivos para o ingresso. O resultado obtido foi de que apesar dos esforços de viabilização de acesso por meio de política educacional, a falta de padronização dos editais pode gerar insegurança e dificultar o acesso dos refugiados ao ensino superior, Dessa forma, é necessário que as universidades aprimorem os seus processos seletivos e revisem os seus critérios de seleção.pt_BR
dc.description.abstractThis research presents as its central theme the access to higher education in Brazil for refugees in federal public universities in the southern region of Brazil. Its general objective is to discuss the quality of entrance notices for refugees and how these instruments make possible or impossible the entrance of this population to higher education institutions. This is a quantitative-qualitative research, through document review of the most recent notices publicly available from federal public universities in southern Brazil. A total of ten federal public universities were mapped. Data collection was carried out through the official website of each institution. Data analysis was carried out through the content of the notices themselves and organized into four tables to assess the existence of excessive and effective criteria for admission. The result obtained was that despite the efforts to facilitate access through educational policy, the lack of standardization of notices can generate insecurity and hinder refugees' access to higher education. Therefore, it is necessary for universities to improve their selection processes and review their selection criteria.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectUndergraduate educational rightsen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectRefugeesen
dc.subjectRefugiadospt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectHuman rightsen
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectPublic educationen
dc.titleAcesso à educação superior para refugiados em universidades públicas federais do sul do Brasil : uma análise dos editais de ingresso como política pública educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001168661pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Jurídicas e Sociaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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