Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCazzanelli, Paolapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-04T03:50:32Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2346-4712pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259888pt_BR
dc.description.abstractEste texto tem como objetivo apresentar, relatar e refletir sobre os resultados de uma experiência em sala de aula que culminou na produção de uma monografia de curso de Especialização em Ensino de Ciências. A experiência foi realizada com 85 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública brasileira no estado do Rio Grande do Sul, sob o modelo de Ensino Híbrido, sendo norteada pelo seguinte questionamento: “De que forma a Educação em Saúde reflete no aprendizado dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, na perspectiva do conteúdo de vacinas e a Ciência brasileira?”. A experiência oportunizou que os estudantes refletissem a respeito da temática Educação em Saúde, com ênfase nos temas de produção e sistema de vacinação brasileiros, reconhecidos mundialmente, na perspectiva da pandemia de Sars-Cov-2. A partir de uma fundamentação teórica, calcada na ideia de permear o ensino por meio da pesquisa na sala de aula realizou-se uma prática de ensino que envolveu visitas virtuais e a construção de mapas conceituais. Os resultados da experiência, analisados por uma perspectiva qualitativa, possibilitaram uma reflexão sobre a ação docente, que deve preconizar e valorizar a importância pedagógica do debate e da ação de pesquisa por parte dos estudantes na sala de aula. Nesse aspecto foi possível observar, por parte dos estudantes, que para além da construção do conhecimento envolto na temática em debate houve um reconhecimento da Ciência brasileira, sendo essa entendida como uma mola propulsora para o desenvolvimento da humanidade, nas mais diversas áreas do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis text aims to present, inform and reflect on the results of a classroom experience that culminated in the production of a monograph for the Specialization course in Science Teaching. The experiment took 85 students from the 7th year in the Elementary School at a Brazilian public school in the state of Rio Grande do Sul, in the hybrid teaching model, guided by the following question: how does Health Education work to reflect on the learning of 7th grade students from the Elementary School, since the perspective of vaccine content and Brazilian Science? and the vaccination system recognized worldwide, given the Sars-Cov-2 pandemic. From a theoretical foundation based on the idea of permeating teaching through classroom research, a teaching practice was carried out that involved virtual visits and the construction of conceptual maps. The results of the experience, analyzed from a qualitative perspective, allowed reflection on the teaching performance, which must defend and value the pedagogical importance of the students' debate and research activities in the classroom. In this regard, students might recognize Brazilian Science, in addition to the knowledge constructed in this subject, which is understood as an engine for the development of humanity in the most diverse knowledge areas.en
dc.description.abstractEste texto tiene como objetivo presentar, informar y reflexionar sobre los resultados de una experiencia de aula que culminó con la producción de una monografía del curso de Especialización en Enseñanza de las Ciencias. El experimento fue realizado con 85 alumnos del 7º grado de Educación básica en una escuela pública brasileña en el estado de Rio Grande do Sul, bajo el modelo de enseñanza híbrido, guiado por la siguiente pregunta: "¿Cómo la Educación en Salud impacta en el aprendizaje de los alumnos de 7º grado, en la perspectiva del contenido vacunal y de la Ciencia Brasileña?”. La experiencia permitió a los estudiantes reflexionar sobre el tema de la Educación en Salud, con énfasis en cuestiones de la producción brasileña y del sistema de vacunación, reconocido mundialmente, en la perspectiva de la pandemia del Sars-Cov-2. A partir de una fundamentación teórica basada en la idea de permear la docencia a través de la investigación en el aula, se realizó una práctica docente que involucró visitas virtuales y la construcción de mapas conceptuales. Los resultados de la experiencia, analizados desde una perspectiva cualitativa, permitieron reflexionar sobre la acción docente, que debe defender y valorar la importancia pedagógica de la acción de debate e investigación de los estudiantes en el aula. En este aspecto, fue posible observar, por parte de los estudiantes, que además de la construcción del conocimiento involucrado en el tema en debate, hubo un reconocimiento de la Ciencia Brasileña, que es entendida como un motor para el desarrollo de la humanidad, en las más diversas áreas del saber.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGóndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. Bogotá. Vol. 18, n. 2 (2023), p. 244-256pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth Educationen
dc.subjectScience Teachingen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectHybrid Teachingen
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectPesquisa escolarpt_BR
dc.subjectClassroom researches
dc.subjectEducación para la Saludes
dc.subjectEnseñanza de las Cienciasen
dc.subjectEnseñanza hí-bridaes
dc.subjectInvestigación en el aulaes
dc.titleCiência brasileira e Educação em Saúde : relato de uma prática de ensino envolvendo pesquisa na sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeBrazilian science and Health Education : report of a teaching practice involving classroomen
dc.title.alternativeEducación brasileña en Ciencias y Salud : relato de una práctica de enseñanza con investigación en el aulaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001168395pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples