Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLara, Daiany Franciscapt_BR
dc.contributor.authorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.contributor.authorCanto Filho, Alberto Bastos dopt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Léo Manoel Lopes da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-04T03:50:36Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1807-8931pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259893pt_BR
dc.description.abstractA repetição do ato de jogar, permitindo a repetição de uma atividade prazerosa, pode ser uma grande aliada no processo ensino-aprendizagem. Experimentos têm sido realizados com resultados promissores quanto a eficácia e a eficiência na capacidade em compreenderem o conteúdo trabalhado em salas de aulas. Várias pesquisas têm demonstrado que os jogos sérios são tecnologias promissoras para motivar, entreter e, principalmente, para treinar o aluno com o uso repetitivo dos conceitos trabalhados. Para que isto ocorra, é importante que os professores estejam com uma metodologia estruturada para desenvolver e aplicar os jogos sérios em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho analisa artigos científicos no âmbito nacional, a fim de apresentar as categorias de ensino em que os jogos são aplicados, analisando sobre a luz de alguma teoria de aprendizagem, se o processo ensino-aprendizagem foi melhorado. Os resultados demonstram a preocupação dos pesquisadores em utilizar teorias de aprendizagem para o desenvolvimento de jogos sérios e em validar o processo ensino-aprendizagem com métodos científicos.pt_BR
dc.description.abstractThe repetition of the act of playing, allowing the repetition of a pleasurable activity, can be a great ally in the teaching-learning process. Experiments have been carried out with promising results regarding effectiveness and efficiency in their ability to understand the content worked in classrooms. Several researches have demonstrated that serious games are promising technologies to motivate, entertain and, mainly, to train the student with the repetitive use of the worked concepts. For this to happen, it is important that teachers have a structured methodology to develop and apply serious games in the classroom. In this sense, this work analyzes scientific articles at the national level, in order to present the teaching categories in which games are applied, analyzing in the light of some learning theory, if the teaching-learning process has been improved. The results demonstrate the researchers' concern in using learning theories for the development of serious games and in validating the teaching-learning process with scientific methods.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTemática. João Pessoa, PB. Vol. 19, n. 1 (jan. 2023), p. 206-218pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSerious Gamesen
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectGamificationen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectEducational gamesen
dc.titleA produção acadêmica sobre o uso de Jogos Sérios na educação : avanços alcançadospt_BR
dc.title.alternativeAcademic production on the use of Serious Games in education : advances achieveden
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001169184pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples