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dc.contributor.authorTimóteo, Dulcio Joaquim Antôniopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Manuel Joaquim Silva dept_BR
dc.contributor.authorCanto Filho, Alberto Bastos dopt_BR
dc.contributor.authorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-05T03:49:34Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261815pt_BR
dc.description.abstractO Presente artigo apresenta resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre as possíveis práticas pedagógicas empregadas durante as aulas experimentais ou em laboratórios de Física. Para o avanço da pesquisa, primeiramente procurou-se perceber da literatura as RSL feitas até agora sobre práticas experimentais no ensino de Física e posteriormente se fez a RSL com o objectivo de pesquisar quais procedimentos estratégicos pedagógicos empregados durante as aulas experimentais para que possam trazer maior beneficio em termos de aprendizagem no alunos. Foram revisados, artigos, testes em revistas e periódicos, plataformas digitais como Google académico, trabalhos publicados nos compreendidos entre 2011 a 2021, em línguas portuguesa e inglesa. Para tal recorreu-se ao Parsifal que é uma ferramenta on-line projectada para apoiar os pesquisadores na condução de revisões sistemáticas da literatura. A RSL seguiu o protocolo proposto por (Kitchenham, 2004), seguindo três etapas, nomeadamente: planeamento, execução e análise dos resultados. Como resultados constatou-se o maior número de pesquisas sobre o uso de actividades experimentais nas escolas tem a preocupação de fazer um estudo comparativo do aproveitamento pedagógico dos que participam em aulas experimentais em relação aos alunos que não utilizam este tipo de ferramenta, por meio pré-teste e pós-teste sem se preocupar em estudar a eficácia e eficiência das práticas pedagógicas utilizadas na realização das actividades experimentais. E também concluiu-se que as estratégias mais empregadas durantes as aulas experimentais sé o ciclo POE onde o aluno é orientado a predizer alguns fenómenos esperadas durante uma experimentação antes da sua realização.pt_BR
dc.description.abstractThis article aimed to make a Systematic Literature Review (RSL) on the pedagogical practices used in the teaching-learning process of Physics, assisted by Virtual Laboratories. For the advancement of the research, we first tried to realize that related research was done and subsequently the RSL was done in the period between 2011 and 2021, in Portuguese and English. To this end, Parsifal is used, which is an online tool designed to support researchers in conducting systematic reviews of the literature. The RSL followed the protocol proposed by (Kitchenham, 2004), composed three steps, namely: planning execution and analysis of results. As results, it was found that most of the studies have the purpose of comparing the pedagogical performance of students comparing two groups (experimental and control) using pre-test and post-test without worrying about studying the effectiveness and efficiency of pedagogical practices used in the performance of experimental activities. Of the 28 articles analyzed, it was found that differentiated pedagogical practices were used and the one that stood out was the POE strategy (Predict, Observe and Explain) with a total of 7 articles.en
dc.description.abstractEl presente artículo tuvo como objetivo realizar una Revisión Sistemática de Literatura (RSL) sobre las prácticas pedagógicas utilizadas en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Física, auxiliado por Laboratorios Virtuales. Para avanzar en la investigación, primero buscamos comprender que se realizaron investigaciones relacionadas y luego se realizó la LSR en el período comprendido entre 2011 y 2021, en portugués e inglés. Para ello se utilizó Parsifal, que es una herramienta en línea diseñada para apoyar a los investigadores en la realización de revisiones sistemáticas de la literatura. La RSL siguió el protocolo propuesto por (Kitchenham, 2004), compuesto por tres etapas, a saber: planificación, ejecución y análisis de resultados. Como resultado se encontró que la mayoría de los trabajos tienen como finalidad comparar el desempeño pedagógico de los estudiantes comparando dos grupos (experimental y de control) utilizando pre-test y post-test sin preocuparse por estudiar la eficacia y eficiencia de las prácticas pedagógicas utilizadas en la realización realizar las actividades experimentales. De los 28 artículos analizados se encontró que se utilizaron prácticas pedagógicas diferenciadas y la que se destacó fue la estrategia POE (Predecir, Observar y Explicar) con un total de 7 artículos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofResearch, society and development. Vargem Grande Paulista. Vol. 11, no. 15 (2022), e426111537280, p. 1-9pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectVirtual physics labsen
dc.subjectSystematic literature reviewen
dc.subjectLaboratório virtualpt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectPrácticas pedagógicasen
dc.subjectLaboratorios virtuales de físicaes
dc.subjectRevisión sistemática de la literaturaes
dc.titlePráticas pedagógicas auxiliadas por laboratórios virtuais no processo ensino-aprendizagem de física : uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices supported by virtual laboratories in the teaching-learning process of physics : a systematic review of the literatureen
dc.title.alternativePrácticas pedagógicas asistidas por laboratorios virtuales en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la física : una revisión sistemática de la literaturaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001169200pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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