Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRozados, Helen Beatriz Frotapt_BR
dc.contributor.authorVidaletti, Marina Mellopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-05T03:49:49Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261818pt_BR
dc.description.abstractIdentifica aspectos e características do marketing em geral, concentrando-se no marketing de serviços, no marketing de relacionamento e no endomarketing Enfatiza o marketing em unidades de informação. Busca mostrar sua importância como ferramenta para dar visibilidade às bibliotecas e aos serviços de informação. Utiliza a metodologia qualitativa, adotando o estudo de caso como método para o levantamento de dados para verificar o uso da referida ferramenta, nestes ambientes. Enfoca o estudo na biblioteca do Instituto Goethe de Porto Alegre. Como instrumento de pesquisa, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, do questionário, da entrevista e da observação. Complementa com a análise de papers e de palestras de profissionais alemães, disponíveis no sítio da organização. Conclui que técnicas e ações de marketing estão presentes no fazer bibliotecário, ainda que não de forma sistemática, documentada e planejada. Sugere ações relativas ao uso mais intensivo do marketing nas unidades de informação, com vistas a dar maior visibilidade aos serviços prestados por elas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper identifies aspects and characteristics of marketing in general with a special focus on service marketing, relationship marketing and endomarketing. It also emphasizes the marketing in information units. It highlights the importance of marketing as a tool of visibility for libraries and other information services. We adopted qualitative methodology and case studies in order to search some data and to verify this tool use in those environments. This research was conducted at Goethe Institute’s Library of Porto Alegre, and a bibliographical research, questionnaires, interviews and observations were used. Papers and some German literature from Goethe Institute were also utilized.Although technical and marketing actions are not on a systematic, documented and planned form yet, they are part of a librarian’s life, currently. Therefore, a most intensive use of marketing in the information units could give to those information services much more visibility.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingen
dc.subjectBiblioteca especializadapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectInformation unitsen
dc.subjectLibrariesen
dc.subjectInformation servicesen
dc.subjectGoethe Instituteen
dc.subjectRelationship marketingen
dc.subjectService marketingen
dc.subjectEndomarketingen
dc.titleA importância do marketing para dar visibilidade às unidades de informação : um estudo de caso na biblioteca do Instituto Goethe de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000549231pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples