Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWives, Daniela Garcezpt_BR
dc.contributor.authorVitória, Nivia Gislaine Grothept_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:27:45Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261906pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é investigar como se dá a construção da identidade disciplinar por docentes, fora de sua formação específica, analisando como são criadas as representações a respeito da disciplina de Sociologia na Educação Básica através das lentes do professorado, além de ampliar as discussões sobre a adequação da formação docente em Ciências Sociais. Para subsidiar este estudo elaborou-se uma revisão de bibliografia fundamentada em autores que discutem a problemática envolvendo a profissionalização docente, a intermitência da Sociologia na Educação Básica e as práticas dentro de sala de aula. Esta pesquisa se classifica como qualitativa quanto à abordagem do problema, exploratória e descritiva acerca da finalidade. Os instrumentos de coleta e produção de dados foram um questionário e uma entrevista estruturada aplicada a dois professores de uma escola de Educação Básica de Porto Alegre. Da análise dos dados obtidos, foi possível concluir que as identidades docentes expressas nos discursos dos sujeitos da pesquisa não estão condicionadas à disciplina em que são especialistas, tampouco à disciplina ministrada; suas identidades docentes emergem e diferenciam-se entre si em função das suas próprias especificidades enquanto indivíduos e dos diferentes contextos em que suas práticas se desenvolvem ao longo de sua trajetória profissional, no ambiente escolar e fora dele.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to investigate how the construction of the disciplinary identity of professors teaching outside their specific formation takes place, analyzing how the representations regarding the discipline of Sociology in Basic Education emerge through the lens of teachers, in addition to expanding discussions on the adequacy of teacher training in Social Sciences. This study is subsidized by a bibliographic review based on authors that discuss the problems involving teacher professionalization, the intermittence of Sociology in Basic Education, and practices within the classroom. The research takes a qualitative approach regarding the problems discussed, while being exploratory and descriptive about its goals. The data collection and production instruments were a questionnaire and a structured interview applied to two teachers from a Basic Education school in Porto Alegre. From the analysis of the obtained data, it was possible to conclude that the teaching identities expressed by the research subjects' speeches did not correspond to the discipline in which they are specialists, or the subjects taught. Their teaching identities merge and differ from each other, according to their own specificities as individuals and the different contexts in which their practices develop throughout their professional trajectory, in the school environment and outside of it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial sciencesen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectSpecific trainingen
dc.subjectSociologia : Ensinopt_BR
dc.subjectDisciplinary identityen
dc.subjectSociologyen
dc.titleIdentidade disciplinar : como professores formados em outras áreas constroem sua identidade docente na prática da disciplina de sociologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBotezini, Natana Alvinapt_BR
dc.identifier.nrb001172877pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples