Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFleury, Lorena Cândidopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Michael dept_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:28:31Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261919pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho realiza uma reflexão sociológica sobre o preconceito e a intolerância, tendo como base a análise das temáticas presentes nas histórias em quadrinhos do gênero da superaventura, especificamente do universo X-MEN. A motivação principal é proporcionar reflexão sociológica de fácil compreensão acerca do preconceito e da intolerância. O objetivo é analisar as histórias em quadrinhos como meio de reflexão da sociedade. Como questão principal, buscamos perceber como as histórias em quadrinhos dos X-MEN podem contribuir para a produção de uma reflexão sociológica sobre preconceito e intolerância entre os jovens. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica observando a utilização de histórias em quadrinhos como ferramenta didática com possibilidades de aplicação nas aulas de sociologia, partindo de comentários a respeito do que a literatura já vem apresentando em obras sobre essa problemática. A intenção é inserir conceitos oriundos de sociólogos como o conceito de fato social, utilizando o conceito da coerção social, contida na obra de Durkheim. Atingindo nosso objetivo principal ao apresentar um estudo de análise das histórias em quadrinhos enquanto forma de reflexão da sociedade atual. Assim, proporcionamos aos alunos e alunas formas diversificadas e acessíveis de compreensão tendo por base os temas sociológicos. Concluindo que tal possibilidade é válida e se oferece enquanto alternativa de reflexão orientada com vistas ao estranhamento e desnaturalização.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to provide a sociological reflection on prejudice and intolerance based on the analysis through the themes provided in comics of the super-adventure genre, specifically the X-MEN universe. The main motivation is to provide easy-to-understand sociological reflection on prejudice and intolerance. The goal is to analyze comics as a means of reflection on society. As a main question, we seek to understand how the X-MEN comics can contribute to the production of a sociological reflection about prejudice and intolerance among young people. This is a bibliographic research observing the use of comics as a didactic tool with possibilities of application in sociology classes, starting from comments about what the literature has already presented in works about this problem. The intention is to insert concepts from sociologists, such as the concept of social fact, using the issue of social coercion, contained in Durkheim's work. Achieving our main goal by presenting an analysis study of comics as a form of reflection on today's society. Thus, we provide the students with diversified and accessible ways of understanding based on sociological themes. Concluding that such possibility is valid and offers itself as an alternative of reflection oriented towards estrangement and denaturalization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectIntoleranceen
dc.subjectPrejudiceen
dc.subjectIntolerânciapt_BR
dc.subjectX-MENen
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectComicsen
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectSociologyen
dc.titleHistórias em quadrinhos e sociologia : estudo sobre preconceito e intolerância a partir do universo X-Menpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBlanco, Gabriela Diaspt_BR
dc.identifier.nrb001172856pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples