Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorDal Forno, Marlise Amália Reinehrpt_BR
dc.contributor.authorStumpf, Alinept_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:29:08Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261930pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca refletir sobre como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia. Há fatores estruturais presentes na sociedade que, quando identificados dentro do contexto escolar, podem se transformar em uma situação de aprendizagem e tornar-se o eixo estruturador das práticas escolares. Desta forma, podemos pensar em formas efetivas de incluir os Temas Contemporâneos Transversais como eixos temáticos norteadores, e assim refletir e identificar o processo de construção dos padrões culturais que estabelecem relações de desigualdade nas camadas populacionais da sociedade brasileira, a partir de conceitos sociológicos como desnaturalização e estranhamento. O estudo bibliográfico, busca também, se debruçar sobre o ensino de sociologia, seus campos e subcampos como forma de desenvolver efetivamente e de forma aplicável em sala de aula os Temas Contemporâneos Transversais. De cunho qualitativo, o trabalho utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa etnográfica. Os resultados deste trabalho nos mostrou como os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC podem ser relacionados com o ensino de Sociologia, a importância das Ciências Sociais também nos anos finais do Ensino Fundamental e como os TCTs podem ser desenvolvidos de forma teórica e prática, a partir de conceitos Sociológicos. Os eixos temáticos dos TCTs relacionados com o ensino de Sociologia, possibilitam a promoção de um ensino reflexivo, plural e que possibilite a desconstrução de padrões e formas de pensar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectTemas transversaispt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleTemas contemporâneos transversais e o ensino de sociologia : reflexões da prática docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAranda, Yara Paulina Cerpapt_BR
dc.identifier.nrb001172462pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem