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dc.contributor.advisorFleury, Lorena Cândidopt_BR
dc.contributor.authorHorn, Janainapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:29:18Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261933pt_BR
dc.description.abstractO uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula vem sendo estudado já há alguns anos, e ganhou destaque após a pandemia de Covid-19 ter forçado o fechamento das escolas, obrigando as instituições a adotarem modelos de ensino virtual a distância. Entretanto, ainda que existam estudos acerca da utilização destas tecnologias no ensino regular, poucos são os estudos que focam em situações de ensino diferenciadas, como é o caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A característica multigeracional destes ambientes educacionais apresenta perspectivas e desafios únicos, e quando colocamos em consideração, também, os desafios enfrentados pela escola pública e suas limitações de recursos, uma interseccionalidade de fatores entra em jogo na aplicação destas tecnologias na docência. Nesta pesquisa, trabalhamos com cinco turmas de EJA Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, apreendendo as percepções dos estudantes acerca do uso de TICs em sala de aula, bem como as percepções dos docentes envolvidos em sua educação. A pesquisa foi elaborada através da metodologia quali-quantitativa, com a aplicação de questionários de percepção de uso das TICs contendo questões de perfil demográfico e questões abertas. Nos questionários aplicados aos estudantes, não conseguimos ver, a princípio, uma grande diferença de atitude em relação às tecnologias entre os diferentes grupos etários. Entretanto, foi possível observar que, empiricamente, os nativos digitais em sala de aula apresentavam, sim, uma maior desenvoltura com o uso das tecnologias, naturalizando seu uso nas mais diversas esferas de suas vidas, e que os principais desafios para uma aplicação efetiva das TICs na visão dos docentes são a falta de recursos e de suporte técnico.pt_BR
dc.description.abstractThe use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the classroom has been studied for some years, and has gained prominence after the Covid-19 pandemic forced the closure of schools, forcing institutions to adopt models of distance virtual learning at the same time. However, although there are studies about the use of these technologies in regular education, there are few studies that focus on differentiated learning situations, as is the case of Youth and Adult Education (EJA). The multigenerational characteristic of these educational environments presents unique perspectives and challenges, and when we also consider the challenges faced by public schools and their resource limitations, an intersectionality of factors comes into play in the application of these technologies in teaching. In this research, we worked with five classes of EJA High School in a school in the state education network of Rio Grande do Sul, apprehending the students' perceptions about the use of ICTs in the classroom, as well as that of the teachers involved in the process. The study was conducted through the qualitative and quantitative methodology, with the application of surveys of perception of use of ICTs containing questions of demographic profile as well as open questions. In the surveys applied to the students, we were not able to see, at first, a great difference in attitude towards technologies between the different age groups. However, it was possible to observe that, empirically, digital natives in the classroom did show greater ease with the use of technologies, naturalizing their use in the most diverse spheres of their lives, and that the main challenges for an effective application of technologies ICTs in the view of teachers are the lack of resources and technical support.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMultigenerational classroomsen
dc.titleDesafios da aplicação de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em um ambiente EJA : o caso da Escola Estadual de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva, em Esteio/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBlanco, Gabriela Diaspt_BR
dc.identifier.nrb001172746pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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