Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGrisa, Catiapt_BR
dc.contributor.authorPires, Grasiéli Angelita da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:30:05Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261946pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil ocorrem inúmeros casos de violência na sociedade. Na escola, a violência também esta presente. Frente a esse fato, partindo das reflexões de Michel Foucault e Paulo Freire sobre poder e o papel da educação, o presente trabalho buscou: mapear as diferentes formas como a violência se manifesta no espaço escolar, analisar os desencadeadores da violência no espaço escolar; e, evidenciar as ações que vêm sendo mobilizadas para mitigar, controlar ou mesmo terminar com a violência nas escolas. As ações violentas cometidas por alunos dependem de aspectos culturais, sociais, históricos e também individuais. Individuais no sentido de que essas ações provocam ou são provocadas por uma forte descarga emocional, de quem comete, de quem sofre e de quem presencia. A violência escolar é múltipla, é um processo que pode ser iniciado na família, em função da desestruturação familiar, da falta de limites e de referência de boa parte dos adolescentes. O tema segurança tem predominado no debate público desde o início dos anos 90. Silva e Salles citam propostas para a prevenção da violência nas escolas, entre elas: ações e intervenções centradas no protagonismo infantis, como no projeto Escola da Família e também estratégias que contribuam para resolução de conflitos e o estabelecimento de relações democráticas na escola. A partir de revisão bibliográfica, o trabalhou evidenciou que, para ser possível mitigar, controlar ou até mesmo terminar com a violência escolar, é preciso que sejam realizadas ações conjuntas entre família, escola e governo.pt_BR
dc.description.abstractIn Brazil there are numerous cases of violence in society as a whole. At school, violence is also present. Faced with this fact, starting from the reflections of Michel Foucault and Paulo Freire on power and the role of education, the present work; sought to map the different ways in which violence manifests itself in the school space, analyze the triggers of violence in the school space and highlight the actions that have been mobilized to mitigate, control or even end violence in schools. The violent actions committed by students depend on cultural, social, historical and also individual aspects. Individual in the sense that these actions provoke or are provoked by a strong emotional discharge, from who commits, who suffers and who witnesses. School violence is multiple, it is a process that can start in the family, due to family breakdown, lack of limits and reference of most adolescents. The issue of safety has dominated the public debate since the early 1990s. Silva and Salles cite proposals for the prevention of violence in schools, including: actions and interventions centered on children's protagonism, such as the Escola da Família project, and also strategies that contribute to for conflict resolution and the establishment of democratic relations at school. Based on a bibliographical review, the work showed that: in order to mitigate, control or even end school violence, joint actions between family, school and government must be carried out.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectSchool violenceen
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectFamilyen
dc.subjectPoweren
dc.subjectRole of educationen
dc.titleAs diferentes formas e repercussões da violência no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001172693pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples