Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorDal Forno, Marlise Amália Reinehrpt_BR
dc.contributor.authorMüller, Francinept_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:30:09Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261947pt_BR
dc.description.abstractAs políticas públicas nacionais que dizem respeito à Educação de Jovens e Adultos têm preocupações genuínas quanto à oferta de vagas e o acesso dos alunos. Mas é preciso pensar também sobre quem é o aluno e em como colaborar para sua permanência até a conclusão dos estudos. Com foco na caracterização do novo perfil do aluno, este trabalho apresenta relatos de experiências docentes na educação de adultos que voltaram às salas de aula em espaços de tempo bastante diferentes: no início dos anos 2000 e agora, no ano de 2022. A experiência atual diz respeito ao convívio e interação com alunos do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Porto Alegre e, por meio de uma abordagem etnográfica a pesquisa ainda procura relacionar a qualidade da aprendizagem às relações sociais construídas em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThe national public policies regarding youth and adult Education have genuine concerns about the availability of vacancies and student access. But it is also necessary to think about who this student is and how to collaborate to their permanency until the end of the studies. Focusing on the characterization of the new student profile, this work presents reports on the teacher’s experience in adult education who returned to the classrooms in very different periods of time: in the early 2000s and now, in 2022. The current experience concerns living and interacting with High School students in Youth and Adult Education in a public school in the city of Porto Alegre and, through an ethnographic approach, the research still seeks to relate the quality of learning to the relationships built in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectEthnographyen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectSocial relantionshipsen
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.titleO novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAranda, Yara Paulina Cerpapt_BR
dc.identifier.nrb001172683pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem