Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWives, Daniela Garcezpt_BR
dc.contributor.authorFolmer, Josiele da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T03:33:45Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262001pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem como tema o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação, e abordará o uso das tecnologias da informação e comunicação nas práticas pedagógicas no Ensino de Sociologia para o Ensino Médio no município de Jacuizinho/RS. Por conta da grande relevância da temática, se propõe como problemática: como ocorre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) nas práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizado no Ensino Médio na disciplina de Sociologia? E para responder a este questionamento, tendo como objetivo, observar como ocorre a utilização das TICs nas práticas pedagógicas em uma escola estadual de Ensino Médio no município de Jacuizinho/RS. Neste trabalho foram utilizados alguns referenciais teóricos, bem como também o levantamento de produções acadêmicas, com a análise de revisões bibliográficas pertinentes ao tema das tecnologias na educação, como, MORAN (1997), LÉVY (2014), CASTELLS (1999), FREIRE (2000), NÓVOA (2002), VALENTE (2005), CAPELÃO (2007), SIBILIA (2012), TAVARES (2014), GATTI (2017), sob a ótica do método dedutivo-analítico, e da pesquisa com abordagem qualitativa, buscando averiguar a importância do uso das tecnologias na educação. Para o levantamento dos dados se utilizou um roteiro de entrevista com a Professora responsável pela disciplina de Sociologia e a Coordenadora Pedagógica da escola. A partir dos dados coletados foram analisadas e identificadas as TICs utilizadas e suas contribuições nas práticas pedagógicas da escola. A partir da análise, foi possível observar a importância das TICs dentro do meio educacional, da escola, a qual apresenta uma boa estrutura tecnológica para atender seus alunos, estando em fase de adaptação ao novo método de ensino, incentivando o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizado, reconhecendo que os alunos se engajam com atividades que envolvem a utilização das TICs, contribuindo de forma inovadora para o ensino dos jovens, e que se faz necessário à escola investir em cursos de formação para os professores na área das tecnologias na educação.pt_BR
dc.description.abstractThis course completion work has as its theme the use of information and communication technologies (ICTs) in education and will address the use of information and communication technologies in pedagogical practices in sociology teaching for high school in the municipality of Jacuizinho/RS. Due to the great relevance of the theme, it is proposed as a problem: how does the use of information and communication technologies (ICTs) occur in pedagogical practices in the teaching-learning process in Secondary Education in the subject of Sociology? And to answer this question, aiming to observe how the use of ICTs occurs in pedagogical practices in a state high school in the municipality of Jacuizinho/RS. In this work, some theoretical references were used, as well as a survey of academic productions, with the analysis of bibliographic reviews pertinent to the theme of technologies in education, such as, MORAN (1997), LÉVY (2014), CASTELLS (1999), FREIRE (2000), NÓVOA (2002), VALENTE (2005), CAPELÃO (2007), SIBILIA (2012), TAVARES (2014), GATTI (2017),from the perspective of the deductive-analytical method, and research with a qualitative approach, seeking to ascertain the importance of the use of technologies in education. For data collection, an interview script was used with the Professor responsible for the Sociology discipline and the Pedagogical Coordinator of the school. From the data collected, the ICTs used and their contributions to the school's pedagogical practices were analyzed and identified. From the analysis, it was possible to observe the importance of ICTs within the educational environment, the school, which has a good technological structure to serve its students, being in the process of adapting to the new teaching method, encouraging the use of technologies in the process of teaching and learning, recognizing that students engage in activities that involve the use of ICTs, contributing in an innovative way to the teaching of young people, and that it is necessary for the school to invest in training courses for teachers in the area of technologies in the education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectTeaching sociologyen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectJacuizinho (RS)pt_BR
dc.titleO uso das tecnologias da informação e comunicação nas práticas pedagógicas no ensino de sociologia para o ensino médio no município de Jacuizinho/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBotezini, Natana Alvinapt_BR
dc.identifier.nrb001172758pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples