Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRego, Nelsonpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tania Mara Marques dapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-19T03:38:27Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262331pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa inicia-se num entrelugar epistemológico, pois ela pretende abrir-se para o novo e deslocar, dos núcleos de acomodação conceitual da representação, questões pertinentes ao ensino de Geografia e de Literatura, amparadas teoricamente pela Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Para tanto, investiga criticamente a presença do corpo feminino no corpo poético da escritora Ana Cristina Cesar, enunciado como produtor de espacialidades, desejos, subjetividades, linhas de fuga, des(re)territorializações e devires. Mesmo tendo vivido em espaços geográficos secularmente demarcados pelo modelo patriarcal, a pesquisa mostra, de forma transdisciplinar, como a poeta rompe a forte perpetuação dos discursos hegemônicos e as concepções positivistas que atravessam essas duas áreas do conhecimento. A pesquisa utiliza como método científico o cartográfico e demonstra que, a partir do entrelaçamento das propostas por uma geografia menor e por uma literatura menor, podemos subverter a lógica de uma educação baseada no modelo arbóreo, na recognição, na repetição do idêntico, no modelo de pensamento representacional platônico, para se chegar a uma educação-arte, rizomática, criativa, sensível e produtora de singularidades. Por fim, ela aborda um estudo que envolve a transdisciplinaridade como princípio e a transcriação como resultado: propostas metodológicas para utilização de obras literárias no ensino de geografiapt_BR
dc.description.abstractThis research begins in an epistemological in-between place, as it intends to open up to the new and to displace, from the representation's conceptual accommodation nuclei, issues pertinent to the teaching of Geography and Literature, theoretically supported by the Philosophy of Difference of Gilles Deleuze and Félix Guattari. Therefore, it critically investigates the presence of the female body in the poetic body of the writer Ana Cristina Cesar, enunciated as a producer of spatialities, desires, subjectivities, lines of flight, de(re)territorializations and becomings. Even having lived in geographical spaces secularly demarcated by the patriarchal model, the research shows, in a transdisciplinary way, how the poet breaks the strong perpetuation of hegemonic discourses and positivist conceptions that cross these two areas of knowledge. The research uses the cartographic method as a scientific method and demonstrates that, from the intertwining of proposals for a minor geography and a minor literature, we can subvert the logic of an education based on the arboreal model, on recognition, on the repetition of the identical, on the model of platonic representational thought, to arrive at an education-art, rhizomatic, creative, sensitive and producer of singularities. Finally, it addresses a study that involves transdisciplinarity as a principle and transcreation as aen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDes(re)territorializationen
dc.subjectCesar, Ana Cristina, 1952-1983pt_BR
dc.subjectGeographies of the bodyen
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFilosofia da diferençapt_BR
dc.subjectPhilosophy of differenceen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectTransdisciplinarityen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleDes(Re)territorializações na poética de Ana Cristina Cesar : uma geografia da diferença estendida ao corpo da mulher e à educação transdisciplinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001173899pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem