Show simple item record

dc.contributor.advisorSouza, Ana Paula Ramos dept_BR
dc.contributor.authorNolasco, Bruna Rafaela da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-25T03:38:18Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262630pt_BR
dc.description.abstractObjetivo analisar o perfil do desenvolvimento de um grupo de crianças com diagnóstico de TDL, na faixa etária de dois a quatro anos e onze meses no teste IDADI. Também são analisadas as possíveis correlações entre as dimensões do desenvolvimento e variáveis como escolaridade e idade maternas e escolaridade infantil. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, com 40 crianças na faixa etária de dois a quatro anos e onze meses, diagnosticadas como tendo TDL por fonoaudiólogas, foram avaliados pelo inventário dimensional de avaliação do desenvolvimento infantil por meio do envio on line. Foi estabelecido perfil do desenvolvimento das crianças e analisadas as correlações com escolaridade e idade materna e inserção da criança na educação infantil. Resultados: A crianças com TDL apresentaram perfil alterado em comunicação e linguagem e cognição no IDADI. A escolaridade materna interferiu nas dimensões de comunicação e linguagem receptiva e expressiva, e cognição. A maior idade materna correlacionou-se em menor comportamento adaptativo. A escolarização infantil não interferiu significativamente no desenvolvimento da amostra estudada. Conclusão: O IDADI possibilita a identificação dos déficits de comunicação e linguagem expressiva de crianças com TDL. O maior nível de escolaridade materna repercute em melhores índices de desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.description.abstractObjective: to analyze the development profile of a group of children diagnosed with Speech Language Impairment (SLI), aged between two and four years and eleven months in the IDADI test. Possible correlations between the dimensions of development and variables such as maternal education and age and childhood education are also analyzed. Method: It’ a quantitative transversal research with 40 children aged between two and four years and eleven months, diagnosed as having SLI by speech therapists, were evaluated using the dimensional inventory of assessment of child development through online submission. A profile of the children's development was established and the correlations with schooling and maternal age and the insertion of the child in early childhood education were analyzed. Results: Children with TDL showed an altered profile in communication, language and cognition in the IDADI. Maternal schooling interfered in the dimensions of communication and receptive and expressive language, and cognition. Higher maternal age correlated with lower adaptive behavior. Children's schooling did not significantly interfere with the development of the studied sample. Conclusion: The IDADI enables the identification of communication and expressive language deficits in children with TDL. The higher level of maternal education has repercussions on better child development indices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguage developmenten
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDistúrbios da linguagempt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
dc.subjectEscolaridadept_BR
dc.subjectLanguage testen
dc.subjectSocioeconomic factorsen
dc.subjectFatores etáriospt_BR
dc.subjectValidade do testept_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.titlePerfil dimensional do desenvolvimento de crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem : associação com idade materna e escolaridade materna e infantilpt_BR
dc.title.alternativeDevepment dimensional profile of children with language development disorder : association with maternal age and maternal and child educationen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.identifier.nrb001173702pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record