Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcía, Daniel Sergio Prestapt_BR
dc.contributor.authorChagas, Gabriel Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T03:36:35Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262728pt_BR
dc.description.abstractAs grandes cidades brasileiras se desenvolveram com base em pensamentos que priorizaram a utilização de automóveis como principal meio de transporte, resultando em vias urbanas com inadequado nível de caminhabilidade. Atualmente, tem se repensado o desenho viário para torna-lo mais democrático e inclusivo, portanto, a avaliação da qualidade das calçadas se torna importante. Além disso, a aplicação de tecnologias de realidade virtual está cada vez mais frequente em diversas áreas da engenharia, porém, para calçadas, a maioria dos estudos com a ferramenta buscam apenas identificar o comportamento dos pedestres. Sendo assim, este artigo descreve um experimento para relatar a percepção em realidade virtual dos técnicos de mobilidade urbana sobre projetos de requalificação de calçadas e verificar a aplicação. A pesquisa foi desenvolvida utilizando o cenário virtual do projeto de requalificação urbana da Rua João Alfredo com os técnicos de mobilidade urbana da cidade de Porto Alegre. A metodologia foi baseada na visualização de 8 princípios que tornam as calçadas adequadas. O estudo mostrou que é válido o uso de realidade virtual como ferramenta complementar aos métodos convencionais de avaliação de calçadas.pt_BR
dc.description.abstractBig cities in Brazil have grown based on thoughts that prioritized the use of motorized vehicles as the main transport mode, resulting in traffic ways with low walkability levels. Nowadays, the urban draw has been rethought to become more democratic and inclusive, therefore, the evaluation of the sidewalk’s quality is so important. Furthermore, the apply of virtual reality technologies is every day more common in several engineering areas, but, to sidewalks, the most of studies with these tools only seek to identify the pedestrian’s behavior. For that reason, this article performed an experiment in order to assay the perception in virtual reality of the urban mobility technicians from Porto Alegre, Brazil, and to verify the application. The research was developed using the virtual scenario from the project of urban requalification of João Alfredo Street in Porto Alegre. The methodology was made according to the 8 principles to better sidewalks. The research shows that the use of virtual reality is valid as a complementary tool to the conventional methods of sidewalk’s design projects analysis. Keywords: sidewalk; virtual reality; urban mobility.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSidewalken
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectCalçadaspt_BR
dc.subjectVirtual realityen
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectUrban mobilityen
dc.titleUso de realidade virtual por técnicos de mobilidade urbana para análise de projetos de calçadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001173614pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples