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dc.contributor.advisorVargas, Lilia Mariapt_BR
dc.contributor.authorCarissimi, Joãopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T03:32:14Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263004pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe-se a refletir os processos de comunicação organizacional, particularmente os relacionados com a realidade, identidade, comunicação e imagem, tendo como campo de pesquisa textos e matérias jornalísticas publicadas sobre a Organização Não-Governamental - ONG - Grupo de Apoio à Prevenção da Aids - GAPA/RS. Além disso, para entender o processo de construção das estratégias de comunicação organizacional, identificou-se, a partir da técnica de análise de conteúdo, as ações desenvolvidas pelo GAPA/RS. No desenvolvimento do trabalho são definidos os indicadores de realidade, identidade, comunicação e imagem extraídos através da análise de conteúdo. A coleta de dados foi feita a partir da seleção de matérias jornalísticas no Jornal Correio do Povo On Line (período de 1997 a 1999) e do recebimento de textos, enviados por meio eletrônico, do jornalista voluntário responsável pela Assessoria de Comunicação do GAPA/RS. Os resultados obtidos identificaram os elementos mais relevantes que são utilizados pelo GAPA/RS como estratégias de comunicação organizacional, vitais para a construção da imagem e necessários para estabelecer os relacionamentos com os seus públicos. A pesquisa fornece subsídios para o questionamento de qual é a imagem do GAPA/RS perante os seus públicos, tendo como mediador a imprensa.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to study organizational communication processes, particularly those related to reality, identity, communication and image. The field of researched was comprised of published texts and journalistic materials about the The Aids Prevention Support Group - GAPA/RS, which is a Non-Governmental Organization (NGO). In order to understand the process of construction of organizational communication strategies, the activities developed by GAPA/RS were identified, based on the technique of content analysis. During the development of this work, indicators of reality, identity, communication and image were defined. These indicators were extracted using content analysis. The data collection was based on selection of journalistic materials from the online journal Correio do Povo® (1977 to 1999) and the receipt of electronic texts by the voluntary journalist responsible for the GAPA/RS communications office. The results obtained identified the most relevant organizational communication strategies used by GAPA/RS, which are vital for the construction of the organization's image and establishment of public relations. The research provides clues to the issue of GAPA/RS's public image, as mediated by the press.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectPublic Relationsen
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectComunication organizationalen
dc.subjectTerceiro setorpt_BR
dc.subjectThird sectoren
dc.subjectGapaen
dc.titleComunicação organizacional : uma análise dos processos de comunicação do GAPA/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000399293pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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