Show simple item record

dc.contributor.advisorLoguercio, Rochele de Quadrospt_BR
dc.contributor.authorSouza, Bárbara Tauffner dept_BR
dc.date.accessioned2023-08-19T03:31:04Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263781pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como tema a problemática expansão da desinformação e a importância da tradução da ciência sobre a COVID-19 no espaço do Twitter. Neste trabalho, foi realizada a identificação de fake news e de estratégias utilizadas para a proliferação de discursos negacionistas e para a interdição de discursos científicos a partir da análise em um espaço de difusão de mídia social – Twitter – observando três das principais vozes da divulgação científica brasileira na plataforma em questão. Assim, foi possível visualizar a potência dessas informações errôneas em produzir questionamento social e descrédito em relação à própria ciência, além de deixar nítido como a política da verdade está conectada com o momento histórico em que se vive e como essa política é assumida pelas instituições, que tornam as verdades desejadas por elas um estatuto da verdade vigente. Para compreender os efeitos da desinformação sobre o coronavírus na rede social citada, também foi feita a diferenciação entre informação, conhecimento e saber, já que os dois últimos são determinados pelo que é possível de se construir no período histórico em que se vive, estando à mercê das práticas discursivas atuais.pt_BR
dc.description.abstractThis study is centered on the problematic expansion of misinformation and on the importance of translating the COVID-19 science on Twitter. In the present study, we identified the fake news and the strategies that are used for spreading denialism and interdicting scientific speech. The analysis was conducted on a social media broadcasting space – Twitter – by observing three of the main voices of Brazilian scientific divulgation in Brazil. Thus, it was possible to measure the power of the aforementioned erroneous information in prompting social questioning and discredit towards science itself. Furthermore, such analysis highlighted how the policy of truth is connected to the current historical moment and how institutions assume this policy, making their desired truths a statute for the prevailing truth. In order to understand the effects of coronavirus misinformation on Twitter, we assume a differentiation between information, knowledge, and lore, since the last two are determined by the possible constructs in the current historical period, being at the mercy of current discursive practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegacionismopt_BR
dc.subjectCOVID Kiten
dc.subjectDenialismen
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectTwitteren
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectFake newsen
dc.subjectScientific divulgationen
dc.titleOs embates discursivos entre divulgação científica e fake newspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001126593pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record