Show simple item record

dc.contributor.advisorNeves, Clarissa Eckert Baetapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Miguel Ângelo Nascimento dospt_BR
dc.date.accessioned2010-10-22T04:19:43Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26409pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura compreender as contribuições dos significados contidos nos relacionamentos entre alunos para desvendar o que é o bullying na escola diante das desigualdades que fazem das vidas de professores e alunos, alvo de interrogações sobre o futuro da escola como espaço de construção da pessoa e de valores de relacionamento. Entre estas interrogações investiga-se, se a escola ainda é um espaço para o aluno, e qual a posição do professor diante do bullying. As relações sociais na escola têm diante do bullying possibilidades e constrangimentos que no momento não afetam positivamente o desempenho escolar. No entanto, aqui não se dá ênfase ao desempenho escolar, buscando entender aspectos da Escola que não estão na relação professor-aluno, mas na relação aluno-aluno. O presente estudo foi realizado com o uso de métodos quali-quantitativos para verificar a presença de bullying na escola, a forma como atua e os tipos de bullying. Foram aplicados questionários aos alunos de uma turma de sétima série e de uma turma de oitava série. O estudo qualitativo teve por base as entrevistas semi-estruturadas, aplicadas à Diretoria da escola, à Orientadora Educacional, duas professoras e uma funcionária. A situação dos alunos aponta para a interação entre desigualdades sociais e desigualdades escolares, e nas percepções dos professores estão presentes as dificuldades do bullying produzir um bom relacionamento entre a escola e as famílias.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectViolência na escolapt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.titleO impacto do bullying na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000758577pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record