Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorPetrini, Silvane Gema Mocellinpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-30T04:00:15Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264103pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação é decorrente de uma pesquisa que tem como objetivo central examinar os modos de ser professor e aluno engendrados pela Educação em Revista (ER) quando aborda o empreendedorismo nas escolas. Tem como objetivos específicos: analisar as enunciações sobre o empreendedorismo que circulam na ER; examinar as formas pelas quais são posicionados os educadores quando realizam práticas envolvendo o empreendedorismo; evidenciar as marcas que a ER atribui aos estudantes quando envolvidos nas atividades ligadas ao empreendedorismo. Os aportes teóricos que sustentam esta investigação vinculam-se às teorizações pós-estruturalistas, sobretudo às contribuições do filósofo francês Michel Foucault e de seus comentadores, dentre os quais destaca-se Alfredo José da Veiga-Neto (2000; 2001; 2003; 2009), Pierre Dardot e Christian Laval (2016), Sylvio de Sousa Gadelha Costa (2009), Zygmunt Bauman (2008), Paula Sibilia (2012), Gert Biesta (2013; 2018) e Byung-Chul Han (2017; 2018b). O material empírico consistiu em exemplares da Educação em Revista - a revista do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS). Foram escrutinados exemplares digitalizados compreendendo os anos de 2013 a 2020. A estratégia analítica utilizada para operar sobre esse material foi a análise do discurso, como proposto por Michel Foucault. Os resultados encontrados foram agrupados em duas unidades de sentido: na primeira, denominada Nas tramas do empreendedorismo: um novo ethos docente, discute-se a emergência do empreendedorismo no cenário educacional, fazendo com que se configurem novas práticas escolares alinhadas ao ensino desta temática. Em vista disso, identifica-se um (re)posicionamento do docente que, ao ser capturado pelos novos modos de viver a docência, compõe um novo ethos docente. Observa-se que esse ethos é potencializado pelo esmaecimento da docência ao mesmo tempo em que o design emerge e configura-se como elemento fundamental nessa nova (com)posição do professor. Na segunda unidade, intitulada Nas tramas do empreendedorismo: heróis e déspotas de si mesmos, enfatiza-se a possibilidade de emergência de novos sujeitos aprendentes, tendo em vista que se vê adentrar nas escolas práticas que se ocupam de ensinar empreendedorismo. Identifica-se a configuração de um sujeito-aluno narcisista, que passa a ser edificado como um herói que, dentre outras marcas, explora a si mesmo.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation is the result of a research in which the main objective is to examine the ways of being a teacher and a student engendered by Educação em Revista (ER) when it approaches entrepreneurship in schools. The specific goals are: to analyze the statements about entrepreneurship that circulate in the RE; examine the ways in which educators are positioned when carrying out practices involving entrepreneurship; highlight the marks that ER attributes to students when involved in activities related to entrepreneurship. The theoretical contributions that support this investigation are linked to poststructuralist theories, especially the contributions of the French philosopher Michel Foucault and his commentators, among which Alfredo José da Veiga-Neto (2000; 2001; 2003; 2009), Pierre Dardot and Christian Laval (2016), Sylvio de Sousa Gadelha Costa (2009), Zygmunt Bauman (2008), Paula Sibilia (2012), Gert Biesta (2013; 2018) and Byung-Chul Han (2017; 2018b) stands out. The empirical material consisted of copies of Educação em Revista - the magazine of the Private Education Union of Rio Grande do Sul (SINEPE/RS). Digitalized copies between the years 2013 and 2020 were scrutinized. The analytical strategy used to operate on this material was discourse analysis, as proposed by Michel Foucault. The results found were grouped into two units of meaning: in the first, called In the plots of entrepreneurship: a new teaching ethos, the emergence of entrepreneurship in the educational scenario is discussed, causing new school practices aligned with this theme teaching. Based on this, a (re)positioning of the teacher is identified, which, when captured by the new ways of living teaching, composes a new teaching ethos. It is observed that this ethos is potentiated by the fading of teaching at the same time that design emerges and configures itself as a fundamental element in this new (com)position of the teacher. In the second unit, entitled In the plots of entrepreneurship: heroes and despots of themselves, the possibility of emergence of new learning subjects is emphasized, considering that one sees entering the practical schools that deal with teaching entrepreneurship. The configuration of a narcissistic subject-student is identified, who starts to be built as a hero who, among other hallmarks, explores himself.It is observed that this ethos is potentiated by the fading of teaching at the same time that design emerges and configures itself as a fundamental element in this new (com)position of the teacher. In the second unit, entitled In the plots of entrepreneurship: heroes and despots of themselves, the possibility of emergence of new learning subjects is emphasized, considering that one sees entering the practical schools that deal with teaching entrepreneurship. The configuration of a narcissistic subject-student is identified, who starts to be built as a hero who, among other hallmarks, explores himself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPoststructuralismen
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleNas tramas do empreendedorismo : a emergência de novos sujeitos na/da educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001148885pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples