Navegação TCC Biblioteconomia por Autor "Rozados, Helen Beatriz Frota"
Resultados 21-40 de 45
-
A imagem técnica como conteúdo informacional : um estudo de caso do blog Bibliotecários sem Fronteira
El Ammar, Letícia Angheben (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]Estuda a relação dos blogs enquanto mídia transmissora de informação e o conteúdo informacional presente nas imagens que fazem parte da sua estrutura. Verifica o papel dos blogs como instrumentos difusores de informação e ... -
A importância do marketing para dar visibilidade às unidades de informação : um estudo de caso na biblioteca do Instituto Goethe de Porto Alegre
Vidaletti, Marina Mello (2005) [Trabalho de conclusão de graduação]Identifica aspectos e características do marketing em geral, concentrando-se no marketing de serviços, no marketing de relacionamento e no endomarketing Enfatiza o marketing em unidades de informação. Busca mostrar sua ... -
Indexação em bancos de imagens: o caso da Biblioteca da Emater e do Museu da Cidade de São Paulo
Riese, Cynara Arigony (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Trata da questão da indexação de imagens, em especial imagens fotográficas, sejam elas analógicas ou digitais. Objetiva verificar que procedimentos de indexação são utilizados para estes documentos, tendo por base um banco ... -
Literatura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visual
Collovini, Lauren (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Aborda como a literatura infantil é apresentada às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs), com ênfase na limitação visual. Tem por objetivo principal verificar as oportunidades de incentivo à leitura e a ... -
O marketing dando visibilidade à biblioteca escolar : um estudo de casos
Coral, Karolina da Silva (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Analisa as atividades de Marketing, voltadas ao público infantil, desenvolvidas por bibliotecas escolares de Porto Alegre. Apresenta um breve histórico da educação e da biblioteca escolar, assim como sua situação atual. ... -
Marketing em bibliotecas universitárias : as bibliotecas universitárias do Rio Grande do Sul no contexto do final da primeira década do século XXI
Dalosto, William de Oliveira (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]Analisa a questão do marketing no contexto da biblioteca universitária, buscando responder qual o nível de aceitação e aplicação de marketing nesses locais, ao final da primeira década do século XXI. O referencial teórico ... -
O marketing pessoal do bibliotecário: um estudo com os bibliotecários do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Araujo, Poliana Sanchez de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Apresenta o Marketing Pessoal como ferramenta indispensável para a promoção profissional do bibliotecário. Delineia um breve histórico sobre o Marketing e aborda seus conceitos clássicos, como as ações que compõem o Mix ... -
Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre
Albino, Kethelen Tuhane Leal (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Diante das mudanças que vem ocorrendo na profissão do bibliotecário, o Marketing Pessoal e o Profissional tornam-se cada vez mais essenciais, contribuindo para que a carreira do profissional se torne cada vez mais conhecida ... -
A memória, a fotografia e o artista: um estudo sobre a presença de imagens nas publicações da Fundação Iberê Camargo
Perlott, Marcela Peters (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]A fotografia tem sido cada vez mais utilizada como objeto e recurso de memória, no intuito de preservar a memória das sociedades e dos indivíduos que dela fazem parte. A imagem fotográfica é uma ferramenta de muita utilidade ... -
O mercado de trabalho do profissional bibliotecário : oportunidades oferecidas na cidade de Porto Alegre
Dorneles, Carlos Eduardo Dorneles de (2007) [Trabalho de conclusão de graduação]Verifica as oportunidades oferecidas ao mercado de trabalho do profissional bibliotecário na cidade de Porto Alegre. Contextualiza o mercado de trabalho no seu âmbito histórico e global, assim como o mercado de trabalho ... -
As Novas formas de Marketing e as unidades de informação: uma convivência necessária
Pedreira, Michele Irigaray Moisés (2006) [Trabalho de conclusão de graduação]Aborda o marketing de relacionamento e o interno, comenta aspectos relativos à comunicação interna voltados às unidades de informação. Tem como objetivo principal mostrar que a utilização do marketing interno e de marketing ... -
Pesquisa mercadológica : uma ferramenta de apoio à tomada de decisão para a Biblioteca da Faculdade Porto-Alegrense - FAPA
Barcellos, Robson Ferrão (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]Analisa o uso de pesquisa de mercado como forma de conhecer o ambiente interno e externo de uma biblioteca universitária, bem como a opinião de seus usuários sobre a mesma. Tendo em vista que a instituição analisada é uma ... -
O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas
Bürgel, Láis Moretto Costa (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Objetiva levantar elementos para propor um modelo de Plano de Marketing para Bibliotecas Especializadas, a fim de melhorar sua visibilidade, utilizando como ambiente de estudo a Biblioteca da CORSAN (Companhia Riograndense ... -
Portal da biblioteca da Faculdade de Arquitetura da UFRGS sobre patrimônio arquitetônico : sugestões e recomendações
Frantz, Valéria Lucas (2005) [Trabalho de conclusão de graduação]Levanta dados e propõe a criação de um portal na Internet. Tem por objetivo fazer sugestões e propor recomendações para a elaboração de um portal de informações sobre patrimônio arquitetônico, a ser disponibilizado pela ... -
Potencialidades do marketing cultural em bibliotecas públicas : o caso da Biblioteca Pública Municipal de Venâncio Aires
Silva, Marioni Inês Dornelles da (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]Analisa a questão do Marketing Cultural aplicado a bibliotecas públicas, mesmo sem a subvenção financeira de terceiros. Tem por objetivo geral apresentar o Marketing Cultural como uma importante ferramenta para dar ... -
A produção científica sobre imagens técnicas na Ciência da Informação
Costa, Juliana Peres da (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Busca levantar o estado da arte da produção científica sobre o tema imagens técnicas na área de Ciência da Informação (CI). Contextualiza: imagens técnicas, baseado em Arlindo Machado, Vilém Flusser, Philippe Dubois, André ... -
Promover é sobreviver : a promoção dos serviços bibliotecários em bibliotecas públicas municipais no Rio Grande do Sul
Mazzarollo, Fabiana (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Discursa sobre a promoção de serviços bibliotecários prestados para usuários como uma alternativa para atrair e reter o interesse da comunidade. Conhece a promoção de serviços nas cinco bibliotecas públicas municipais cujos ... -
Proposta de sistema de sinalização visual interna para as bibliotecas universitárias da área de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Diehl, Aline de Souza (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Apresenta uma análise da sinalização interna das bibliotecas universitárias da área de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo geral propor um sistema de sinalização interna ... -
As relações públicas e os meios de comunicação na promoção da imagem do profissional bibliotecário bibliotecas da UFRGS
Machado, Mara Rejane Belmonte (2007) [Trabalho de conclusão de graduação]A pesquisa objetiva analisar a importância das relações públicas e dos meios de comunicação no delineamento da imagem dos profissionais bibliotecários e, desse modo, estimular a adoção de ambos por estes profissionais na ... -
A Sociedade da informação e do conhecimento e a Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul : uma questão de políticas
Machado, Ana Paula Benetti (2004) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho aborda os aspectos da Sociedade da Informação e do Conhecimento, nos quais evidencia-se a potencialização dos impactos causados na economia, na política e na cultura através da união das Tecnologias da ...