• Aceleração da deformação interativa de corpos sólidos usando GPU 

      Maule, Marilena (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Aplicativos que visam simular o comportamento físico de corpos deformáveis são importantes ferramentas científicas, também exploradas em jogos e animações computacionais. O primeiro passo para fazer uma simulação é modelar ...
    • Cadê meu bichinho? um sistema georreferenciado para encontrar animais de estimação perdidos 

      Rocha, Jessica Salvador Rodrigues da (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O grande mercado em torno de animais de estimação oportuniza a criação de várias aplicações computacionais. Neste contexto, este trabalho se propõe a projetar e implementar um sistema que auxilie na busca de cães e gatos ...
    • CAVE desktop para jogos 3D em primeira pessoa 

      Roman, Fernando José (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Os jogos estão por toda a parte, e com a sensível melhora nos gráficos nos últimos anos, um novo desafio é o de criar interfaces melhores que ampliem a experiência sensorial dos jogadores. Nesse contexto, este trabalho ...
    • Development and usability analysis of a mixed reality GPS navigator application for the microsoft hololens 

      Guarese, Renan Luigi Martins (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      The present work aims to perform a comparative usability analysis between two Human- Computer Interaction systems (HCI) for global geolocation (GPS) navigators. The intent is to compare the conventional use of a navigation ...
    • Ecolocalização em ambiente virtual 

      Leffa, Gabriel Guolo (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Morcegos e golfinhos utilizam uma técnica chamada ecolocalização para perceber o mundo a sua volta. Esta técnica é pouco utilizada por seres humanos, que baseiam quase toda sua orientação em informações visuais. Em humanos, ...
    • Eletrocirurgia virtual baseada em física 

      Tomasi, Diego Lazzari (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O avanço da tecnologia possibilitou a melhoria e modernização de várias áreas, principalmente a medicina. No entanto, ainda não existem muitas ferramentas novas para auxiliar no planejamento de intervenções médicas, como ...
    • Integração disambiguation canvas e unitymol : interação 3D em ambientes densos 

      Silva, Márcio José Mello da (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Os sistemas virtuais: simuladores, jogos, serious games, estão cada vez mais reais e são capazes de renderizar imagens em alta qualidade, cada vez mais realísticas. Entretanto, ainda persiste o problema de como interagir ...
    • Interface 3D para simulação da ultrassonografia 

      Mwanza, Francis Mbuyi (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A visualização das imagens médicas de forma eficiente e intuitiva tornou-se um dos desafios e linha de pesquisa na área da computação. Por isso, realizou-se esse trabalho, que apresenta um simulador do método de diagnóstico ...
    • A performance comparison between 2D and 3D candlestick charts for cryptocurrencies market operations 

      Rosa, Gilberto Ribeiro Paz da (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      This work presents a comparison of traders’ performance between 2D candlestick visual ization, used nowadays in day trading platform tools, and a novel 3D candlestick chart. All trading platforms provide a set of tools to ...
    • TG2 : avaliação da superfície de peças impressas em 3D com diferentes técnicas de tratamento de aliasing 

      Godoy, Moatan Pedroso (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      The work aims to analyze techniques used to obtain different results on the surfaces of parts produced in 3D Printers type SLA-LCD (Stereolithography Apparatus - Liquid Crystal Display). These printers use UV light to ...
    • TG2 : simulating haptic impact in immersive systems 

      Novakoski, Emanuel Teribele (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      In this work we explore the haptic pendulum, a device originally developed in our VIS (Visualization, Interaction and Simulation) Lab to generate sensation of holding different weights in VR. The goal of the present project ...
    • TG2 : ungrounded weight feedback in virtual reality using pendular mechanical actuation 

      Furlani, Cassiano Translatti (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      In this work, we introduce a new type of handheld haptic device capable of rendering forces by shifting a mass element on a hemisphere around the hand. The technique ex ploits gravity to recreate torque at the wrist, which ...