• Álgebra geométrica aplicada à simulação de corpos rígidos 

      Félix, Kao (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Álgebra geométrica é uma ferramenta matemática para formulação e resolução de problemas geométricos, sendo uma alternativa para a álgebra linear classicamente utilizada. Com o intuito de demonstrar a utilidade do formalismo, ...
    • Aplicação de técnicas de compressed sensing e aprendizado de dicionários para codificação de vídeos em tempo real 

      Sachser, Eduardo (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Milhões de vídeos circulam pela internet diariamente. Para que isso seja possível, é necessário que existam e sejam desenvolvidos métodos de codificação capazes de comprimir vídeos, aliando compressibilidade a qualidade ...
    • Automatic alignment of piping system components and generation of CAD models of industrial site plants 

      Moraes, Gabriel Tadiello (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      The ability to (semi-)automatically obtain CAD models from physical installations has two important benefits: (i) it can be used to identify, as soon as possible during a con struction process, any deviations from the ...
    • Combined 3D printing and part assembly manufacturing 

      Neumann, Guilherme Henrique (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Despite its irrefutable potential to change the way goods are produced, 3D printing technologies are, nowadays, employed to an insignificant amount of manufacturing processes in the production chain. While additive ...
    • Complex valued multilayer perceptron for object recognition in polarimetric SAR images 

      Herdt, Ricardo Gabriel (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Polarimetric Synthetic Aperture Radars (PolSAR) are able to deliver high-resolution images of the Earth, independently of daylight and almost under any weather condition. Such images are useful in several applications, ...
    • Deconvolução não cega de imagens em dispositivos móveis 

      Soares, Guilherme Cardoso (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A captura de uma imagem pode ser modelada através de uma convolução entre a cena, um k ernel de convolução e um ruído. Por conta disso, a imagem resultante pode conter artefatos indesejados, borrões, etc. Para tentarmos ...
    • Detecção automática de planos em nuvens de pontos não-estruturados usando paralelismo dinâmico em CUDA 

      Breda, Vinícius (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A detecção de regiões planares em nuvem de pontos é um problema recorrente em visão computacional com as mais diversas aplicações práticas, como a calibração automática de câmeras, o reconhecimento de estruturas em cenas ...
    • Um estudo experimental sobre processamento e captura de campos luminosos utilizando câmeras plenópticas 

      Schmitt, Wagner (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      As câmeras plenópticas encontradas na literatura utilizam uma matriz de microlentes para amostrar o campo luminoso da cena. Dessa forma, são capturadas tanto informação espacial quanto direcional, que são multiplexadas de ...
    • A graph cut based trimap propagation method for video matting 

      Backes, Marcos Henrique (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Alpha matting is an important task in image processing. It allows a user to extract foreground objects from natural images and compose them with different backgrounds, achieving subpixel-level precision. Due to its ill-posed ...
    • Image restoration with neural networks 

      Rahoo, Suryalall dos Santos (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      This undergraduate thesis condenses an 8 month-long study on deep image restoration which is a fast-growing field with many real-world applications. It includes a discussion on traditional image restoration, a review of ...
    • Interactive photorealistic scene manipulation using path tracing 

      Medeiros, Arthur Marques (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Rendering pleasing photorealistic images requires both a high-quality renderer and wellcrafted scenes. While rendering algorithms and systems have made some impressive progress over the last two decades, creating nice ...
    • Real-Time alpha for natural images and videos 

      Gastal, Eduardo Simões Lopes (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O processo conhecido como alpha matting visa extrair objetos que aparecem no primeiro plano de uma imagem (ou vídeo), separando-os do fundo da mesma. Para tanto, calcula-se, para cada pixel pertencente a um objeto, uma ...
    • Redimensionamento de imagens preservando a proporção dos objetos 

      Silva, Oscar Paesi da (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O redimensionamento de imagens digitais para que sejam exibidas em diferentes dispositivos é uma necessidade crescente, especialmente com a popularização de dispositivos móveis que podem armazenar e exibir grandes quantidades ...
    • Scene conversion for physically based renderers 

      Hagemann, Luiza de Azambuja (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Physically-based rendering systems use proprietary scene description formats. Thus, by selecting a given renderer for the development of a new technique, one is often constrained to test and demonstrate it on the limited ...
    • Segmentação automática de imagens de córnea para tópografo portátil 

      Jesus, Guilherme Leon Berno de (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A topografia de córnea é um procedimento que permite uma análise do formato da superfície da córnea humana. A sua finalidade é detectar possíveis problemas de visão gerados por uma córnea com deformidades, para, depois, ...
    • Shader tutor : an interactive tool for learning and exploring shader programming 

      Baptista, Khin Emmanuel Rodrigues (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Learning shader programming often requires the novice to create an entire host application, having to manually load polygonal models and textures, and to deal with graphics API details. This process can be quite discouraging, ...
    • Simultaneous magnification of subtle motions and color variations in videos using riesz pyramids 

      Fontanari, Thomas Vaitses (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Videos often contain subtle motions and color variations that cannot be easily observed. Examples include, for instance, head motion and changes in skin face color due to blood flow controlled by the heart pumping rhythm. ...
    • Slope-driven simulation and visualization of turbidite channel systems 

      Bechlin, Beuren Felipe (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Turbidite channel systems have a high potential as prominent petroleum reservoirs with significant economic value. The study of such systems is fundamental both to increase the success of petroleum reservoir discovery and ...
    • View-consistent meshes 

      Schneider, Rosália Galiazzi (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Jogos e filmes de animação utilizam centenas de modelos geométricos extremamente complexos. O inicio do processo de criação desses modelos passa pelo esboço da aparência dos objetos em 2D, a partir de vários pontos de ...