Navegação TCC Ciência da Computação por Autor "Ribas, Renato Perez"
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Ambiente virtual para aplicação do projeto LoBoGames
Silva, Alisson Chagas (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão do curso de Ciência da Computação tem como objetivo propor um ambiente virtual colaborativo para o ensino de jogos lógicos de tabuleiro, tendo como base o Programa de Extensão da UFRGS ... -
Uma aplicação de inteligência artificial minimax para jogos de tabuleiro abstratos e de estratégia
Schütz, Jordano Sardi (2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho é uma proposta para o desenvolvimento de um sistema de jogos de tabuleiro abstratos e de estratégia, para os quais há uma Inteligência Artificial Minimax apta a personificar um dos jogadores. Com esse fito, ... -
"Classics grandmaster" : um jogo digital sobre jogos lógicos de tabuleiro inspirado no programa de extensão LoBoGames
Schwingel, Andrei Michel (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O Classics Grandmaster é um jogo digital que exercita o raciocínio lógico do jogador através da aprendizagem de vários jogos lógicos de tabuleiro conhecidos. Esses jogos são organizados em uma sequência de dificuldade ... -
Como identificar funções threshold de até oito variáveis
Hagemeister, Lucas (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Funções Threshold são um subconjunto de funções booleanas importantes em áreas como nanotecnologia. Elas também têm aplicações em redes neurais. Um campo de estudo é de terminar se uma função booleana é uma função threshold, ... -
Complete system for quadcopter control
Azevedo, Felipe Ribas Silva de (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta algumas técnicas para construir um sistema completo capaz de controlar um quadricóptero durante todo seu vôo. São apresentadas algumas questões práticas como a escolha de componentes adequados e ... -
Construction of a low-voltage standard cell library for ultra-low power applications
Reinicke, Luís Henrique (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]In digital IC design area, low-power computation has been a necessity since applications that required both performance and lower energy operation (such as cellphones and laptops) became popular. Among several low-power ... -
Desenvolvimento de aplicativo social utilizando plataforma no-code
Farias, Diego Bergonsi de (2024) [Trabalho de conclusão de graduação]A sociedade, a cada ano incrivelmente mais conectada, peca em promover essa conexão para todas as classes sociais. O custo atual para o desenvolvimento de uma aplicação por um time de engenheiros é altíssimo, algo que ... -
Ferramenta computacional de Auxílio à gestão de curso de graduação
Fernandes, Nícolas Cendron (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho propõe uma ferramenta computacional capaz de auxiliar na gestão de cursos de graduação, que traça os fatores explicativos para uma alta evasão escolar nas universidades. Através da análise de dados ... -
LoBoards : centralizando o universo de jogos abstratos de estratégia em uma única aplicação
Partichelli, Gabriel Rizzolli (2024) [Trabalho de conclusão de graduação]Jogos de tabuleiro se destacam pela sua rica herança cultural, capacidade de estimular o pensamento lógico e habilidade de instigar colaboração social. A combinação destes benefícios com seu intrínseco valor lúdico os torna ... -
LoBoGames : uma plataforma virtual acessível de jogos de tabuleiro
Vieira, Marco Antônio Athayde de Aguiar (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Jogos de tabuleiro são uma ótima fonte de entretenimento para todas as idades, pois criam um ambiente competitivo e envolvente, além de estimular o aprendizado e pensamento estratégico. Neste trabalho de graduação, será ... -
Um método de equivalência de funções Booleanas através de grafos bipartidos
Silva, Anderson Santos da (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Atualmente uma das etapas mais críticas no fluxo de projeto de circuitos integrados é a etapa denominada mapeamento tecnológico. Essa dificuldade se deve ao fato que esta etapa precisa resolver um problema NP-completo ... -
Parallel prefix adder de 4 bits utilizando a tecnologia de autômatos celulares de ponto quântico
Escobar, Kim Aragon (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Nos dias atuais tecnologia não é mais algo que só grandes empresas ou pesquisadores utilizam, esta está no dia a dia de muitas pessoas ao redor do globo. Tal tecnologia comumente é constituída de componentes eletrônicos, ... -
Plataforma computacional de apoio ao projeto de extensão jogos lógicos de tabuleiro
Rauter, Arthur Carvalho (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O Programa de Extensão Jogos Lógicos de Tabuleiro envolve atividades com Jogos Lógicos de Tabuleiro. Centenas de jogos foram organizados de forma didática em ordem crescente de complexidade. As atividades tem sido realizadas ... -
Promovendo competências com diversão : puzzles e o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental I
Gonzaga, Bruna dos Santos (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]As tecnologias digitais estão presentes em todos os aspectos da nossa vida, desde o trabalho e a educação até o lazer e as relações sociais. À medida que isto acontece, o pensamento computacional evoluiu de uma simples ... -
Sudoku : um estudo sobre algoritmos de geração, classificação e resolução para aplicação educacional
Oliveira, Thiago Almeida de (2024) [Trabalho de conclusão de graduação]Jogos são cada vez mais utilizados na educação de jovens, possuindo grande potencial para o desenvolvimento de muitas habilidades importantes. O Sudoku é um quebra cabeça de raciocínio lógico com diversos tipos e variações. ... -
SwitchCraft : um ambiente computacional para síntese e análise de redes lógicas
Callegaro, Vinicius (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]O ambiente SwitchCraft provê um conjunto de ferramentas para geração de redes de chaves lógicas. Estimativas para atraso de propagação de sinais, área e dissipação de energia (dinâmica ou corrente de fuga) também estão ... -
Test pattern generator for sequential cells
Bodmann, Pablo Rafael (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]The validation of standard cell libraries used on digital integrated circuit design is a crucial task. However, the validation of sequential logic gates is quite complex due to the inherent memory effect found in these ... -
Verificador temporal de propriedades em tempo de execução implementado em VHDL
Wilges, Peterson (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]A verificação de projetos digitais é essencial para garantir o correto funcionamento e aumentar a confiabilidade de um sistema. Este trabalho visa fazer a verificação de sistemas reativos através de propriedades formais ...