Navegação TCC Letras por Autor "Alves, Ubiratã Kickhöfel"
Resultados 1-13 de 13
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An investigation on teaching pronunciation to elderly learners
Paz, Vanessa (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo investiga como tem sido desenvolvido o ensino de pronúncia da língua inglesa para aprendizes maiores de quarenta anos, de modo a investigar se há diferenças no ensino para aprendizes mais ou menos jovens. ... -
O atrito linguístico sobre os padrões de VOT do português : efeitos do inglês (L2) e do alemão (L3) em aprendizes bilíngues e trilíngues
Schereschewsky, Laura Castilhos (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo investigativo tem como objetivo discutir efeitos de atrito linguístico em contexto de dominância da L1 sobre os padrões de produção de Voice Onset Time (VOT) das plosivas surdas iniciais do Português (L1) em ... -
Desenvolvimento de padrões de Voice Onset Time (VOT) em plosivas iniciais do inglês (L2) por aprendizes do sul do Brasil expostos ou não a treinamento perceptual : uma verificação longitudinal em quatro etapas
Kampff, Felipe Rodrigues (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Partindo de uma visão de Língua como Sistema Adaptativo Complexo (DE BOT et al., 2009; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LARSEN-FREEMAN, 2015), pretendemos investigar o desenvolvimento de padrões de percepção e de produção ... -
Desenvolvimento vocálico em um aprendiz multilíngue (L1: espanhol; L2: inglês; L3: português) : uma análise via sistemas dinâmicos complexos
Santana, Anderson Miranda (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Baseado em uma visão de língua à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; LARSEN-FREEMAN, 2015, 2017; DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; DE BOT, 2015, 2017; LOWIE, 2017; LOWIE; ... -
Duração de vogais tônicas antecedentes a consoantes plosivas no português brasileiro
Ribeiro, Rodrigo Soares (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Estudos acerca do papel da duração de segmentos vocálicos e consonantais não são nada recentes. Pesquisadores do mundo todo, com mais ou menos recursos metodológicos, já se debruçaram sobre tal aspecto fonético-fonológico. ... -
Efeitos da instrução explícita na inteligibilidade local das vogais /e/ E /ɛ/ produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiro (L3) : uma análise de produto
Buske, Ana Carolina Signor (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Ancorado em uma visão de língua como um Sistema Dinâmico Complexo (LARSEN FREEMAN; CAMERON, 2008; LARSEN-FREEMAN, 2015, 2017; DE BOT; LOWIE; VERSPOOR, 2007; DE BOT, 2015, 2017; LOWIE, 2017; LOWIE; VERSPOOR, 2019; YU; LOWIE, ... -
Efeitos do treinamento perceptual na produção das plosivas surdas iniciais do inglês por falantes brasileiros
Rodrigues, Gustavo dos Santos (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível -
Factors influencing voice onset time : analyzing brazilian portuguese, english and interlanguage data
Schwartzhaupt, Bruno Moraes (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo investiga os efeitos de ponto de articulação, qualidade da vogal e número de sílabas da palavra-alvo no intervalo de Voice Onset Time (VOT) das consoantes plosivas surdas //, // e // em posição inicial ... -
'Niece' ou 'knees'? : produção da duração das vogais antecedentes a [s] e [z] finais no inglês de aprendizes de Porto Alegre
Batista, Patrick Santos (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Através desta pesquisa, ao partirmos de uma visão de Língua como Sistema Adaptativo Complexo (LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; LARSEN-FREEMAN, 2015), pretendemos investigar como aprendizes porto-alegrenses de língua inglesa ... -
Percepção de plosivas surdas do inglês sob múltiplas manipulações de Voice Onset Time (VOT) em tarefa de idntificação por brasileiros e americanos
Motta, Camila Saviczki (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como principal objetivo verificar e analisar de que forma brasileiros aprendizes de inglês (L2) e americanos identificam o vozeamento das consoantes plosivas iniciais da língua inglesa em palavras ... -
Reflexões sobre o uso exclusivo da língua-alvo em sala de aula de inglês (LE) : perspectiva dos professores de um curso livre
Kobielski, Natalie Leal (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo investiga as perspectivas dos professores de um curso livre frente ao uso exclusivo de língua-alvo em sala de aula de inglês como língua estrangeira (LE). Os participantes deste estudo foram 11 professores de ... -
The use of Cambridge ESOL parameters in oral performance assessment in an english language institut
Silva, Alexandre Luís Koch da (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo tem por objetivo investigar a eficácia do uso dos critérios de The University of Cambridge English for Speakers of Other Languages (ESOL) Examinations para avaliação da fala em Língua Inglesa como segunda língua ... -
O tratamento do aspecto fonético-fonológico na aula de inglês como LE : análise de um livro didático
Bauer, Daniela de Almeida (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem por objetivo geral discutir o tratamento dispensado pelo livro didático “American English File - Multipack 1A e 1B”, por Clive Oxenden, Christina Latham-Koenig e Paul Seligson, da Oxford University Press ...