• Resolução de problemas e docência : uma entrevista com professores 

      Saraiva, Jonathan da Silva (2020) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O seguinte Trabalho de Conclusão de curso visa fazer uma análise entre a prática docente no cotidiano escolar e a metodologia de Resolução de Problemas, buscando encontrar nas informações apontadas por professores conceitos ...
    • A resolução de problemas em questões da OBMEP 

      Queiroz, Rafael Braun Pinto de (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo observar e analisar a Resolução de Problemas matemáticos como meio de aprendizagem. O ensino da matemática no Ensino Fundamental apresenta-se como um grande desafio para ...
    • Resolução de problemas matemáticos por alunos de 5° ano do ensino fundamental : um relato de experiência 

      Siqueira, Cindy Bergmann (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo investiga o uso da heurística de Polya na resolução de problemas matemáticos com estudantes do 5º ano que se preparam para ingressar no Colégio Militar de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, via curso realizado ...
    • Resolução de problemas : uma alternativa para o ensino de funções : 100 problemas propostos 

      Backes, Lucas Henrique (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho trata da aplicação da metodologia de resolução de problemas como uma alternativa para o ensino de funções no Ensino Médio, visto que a resolução de problemas é um meio de pôr a ênfase no aluno e em seus ...
    • Resolução de problemas : um caminho para o aprendizado de funções afim 

      Piegas, Janaina Zortéa (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como a Resolução de Problemas pode auxiliar no ensino de funções afim. Essa proposta de trabalho foi motivada pela minha curiosidade em compreender porque é ...
    • Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio 

      Soares, Priscila Aliardi (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou analisar a resolução de problemas de Matemática Financeira por alunos do Ensino Médio. Para tanto, tal estudo foi construído a partir de um trabalho de campo, ...
    • Revisitando o Quadrimath 

      Pereira, Leonardo Ribas (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta uma pesquisa que buscou investigar as potencialidades no tempo presente do Quadrimath, criado por Dienes e que foi utilizado durante o período do Movimento da Matemática Moderna (MMM) nas atividades ...
    • Rodas de conversa sobre potenciação na EJA 

      Lopes, Andrius Artur Elsner (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo foi desenvolvido em uma escola da rede Estadual da cidade de Porto Alegre no turno da noite com uma turma de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo investigou as potencialidades de um trabalho ...
    • Um roteiro para o ensino de estatística em tempos de pandemia de COVID-19 

      Corrêa, Émerson Reis (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como ponto de partida a dificuldade que estudantes da Educação Básica apresentam para conseguir compreender e interpretar informações estatísticas, de maneira a dar significados reais a tais informações ...
    • A sala de aula invertida como método de ensino e aprendizagem para a educação de jovens e adultos 

      Santos, Paola Masera dos (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão apresenta a metodologia de ensino conhecida por Sala de Aula Invertida, aplicada na Educação de Jovens e Adultos. O modelo pedagógico ainda adotado por muitos docentes diverge do perfil dos ...
    • Seminários integrados : um estudo de caso sobre sua implementação 

      Leite, Lucas Balthazar (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo fazer uma análise sobre a implementação da Proposta de Reestruturação do Ensino Médio Politécnico, elaborado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul ...
    • Sentidos atribuídos à matemática escolar : uma análise de narrativas de alunos do Ensino Médio 

      Torino, Giovana Broll (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão é fruto de uma investigação que envolveu a matemática escolar no Ensino Médio. O objetivo foi analisar os sentidos atribuídos por alunos do primeiro e do terceiro ano do Ensino Médio de uma ...
    • Ser/estar professor de Matemática : uma análise de expectativas e experiências 

      Rosa, André Siqueira (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      No presente trabalho tem-se a intenção de mostrar como o licenciando em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vê a sua formação inicial, ou seja, como o licenciando vê seu amadurecimento no caminho de se ...
    • Significados da divisão : um estudo de resoluções de problemas com crianças do 5º ano 

      Oliveira, Juliana Aparecida Ribeiro de (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo de intervenção, de cunho qualitativo, foi desenvolvido com alunos de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, Estado do Rio ...
    • Sistemas de equações no Ensino Fundamental : abordagem através da Resolução de Problemas 

      Riveiro, Luigi Quintans (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar o estudo de Matemática através da Resolução de Problemas como meio de auxiliar na aprendizagem de sistema de equações do 1º grau com duas incógnitas. A busca ...
    • Smartphones : possibilidades para as aulas de Matemática 

      Correa, Matheus Lima (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo responder sua pergunta norteadora: Como o uso de smartphones pode contribuir no processo de aprendizagem de Matemática? Para tanto, propôs-se analisar o uso de smartphones em sala de ...
    • Sobre a aprendizagem da multiplicação dos números negativos 

      Neves, Dayane Cristina das (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem os objetivos de identificar e discutir as dificuldades envolvidas no ensino e na aprendizagem da multiplicação de números negativos. Com esses objetivos, foram entrevistados futuros professores, licenciandos ...
    • Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções 

      Baraldo, Bruno (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho pretende apresentar algumas razões que apontam para a necessidade e viabilidade de um ensino de funções que desenvolva o chamado Pensamento Variacional do aluno. Para isso, mostraremos algumas produções de ...
    • Sobre as regras de sinais dos números inteiros negativos 

      Teixeira, Jean Rodrigo Teixeira de (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivos aprofundar o estudo das regras de sinais dos números inteiros, tendo em vista o ensino deste conteúdo; levantar e analisar possíveis dificuldades dos alunos; e melhorar nossa prática em ...
    • Sobre o ser constituído eticamente no exercício da docência matemática 

      Bonneau, Wagner Pinto (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que começa abordando diferentes interpretações dadas, ao longo dos tempos, à conduta ética. Por ser um termo aplicado a relações sociais, a ética, aqui entendida como a busca da ...