• “É muito fácil gastar” : aprendizagens financeiras de jovens aprendizes com seus primeiros salários 

      Silva, Caroline Antunes da (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso investiga quais aprendizagens financeiras são produzidas quando jovens de 15 a 17 anos são contratados por empresas, participando do Programa Jovem Aprendiz, e vivenciam a experiência ...
    • ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber 

      Ojeda, João Francisco Sebben (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho objetiva mostrar como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enquanto dispositivo da avaliação contemporânea, operacionaliza relações de poder-saber. Para tanto, faz-se uma análise, inspirada no pensamento ...
    • ENEM versus aprendizagem em matemática 

      Silva, Patrícia Lima da (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho pretendo compreender como a aula de Matemática influencia o aluno na resolução das questões da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Para isso realizei entrevistas com onze estudantes da Universidade ...
    • O enquadramento em sala de aula 

      Campos, Amanda Caroline Fagundes (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo planejar, aplicar e analisar uma prática pedagógica utilizando valores de enquadramento sugeridos pelas investigações do Grupo ESSA para potencializar a aprendizagem ...
    • Ensino-aprendizagem de análise combinatória por meio da resolução de problemas no Ensino Médio 

      Santos, João Carlos Motta dos (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho analisa as principais mudanças na prática pedagógica e o processo de formação dos conceitos ao implementarmos a Resolução de Problemas como metodologia de ensino-aprendizagem de Análise Combinatória no ...
    • Ensino-aprendizagem de matemática através da construção de materiais didáticos 

      Souza, Leonardo Guerini de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho visa examinar a relevância de utilizar a construção de materiais didáticos como estratégia para o ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. É inicialmente falado sobre materiais manipulativos, com ...
    • O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas 

      Baur, Anelise Pereira (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho teve como fonte de dados, uma oficina de matemática, que foi realizada, em caráter experimental, em uma escola estadual, situada no município de Porto Alegre, durante o primeiro semestre de 2009. A análise ...
    • Ensino de combinatória no ensino fundamental : princípio aditivo e multiplicativo 

      Quequi, Greice Borges (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como tema o ensino de Análise Combinatória e aborda o pensamento combinatório nas resoluções de problemas e atividades lúdicas. Elaboramos uma atividade didática que foi aplicada com alunos da 8ª série ...
    • Ensino de estatística : concepções e análises 

      Corrêa, Marcos vinicius Babinski (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Considerando a presença de conceitos estatísticos nos programas de várias disciplinas do Ensino Básico e procurando ressaltar opções teóricas e práticas para suas abordagens e suas articulações, este trabalho tem por ...
    • Ensino de estatística descritiva no Ensino Médio 

      Pariz, Jéssica Córdova de (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho pretende apresentar um estudo sobre o ensino de Estatística Descritiva para o Ensino Médio. Para isso primeiramente foi feita uma análise curricular para se ter conhecimento de quais seriam os conteúdos de ...
    • O ensino de estatística em diferentes ambientes de aprendizagem 

      Margoni, Maythê Melo Fraga (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como se encaminha o ensino de Estatística em diferentes ambientes de aprendizagem. A proposta decorreu do fato de que ao longo da graduação percebi a necessidade ...
    • O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática 

      Fietz, Henrique Moura (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta de atividade pedagógica envolvendo Modelagem Matemática. O tema da atividade é o planejamento profissional de jovens estudantes ...
    • O ensino de expressões numéricas com calculadora e planilha 

      Varella, Guilherme Tadewald (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma uma prática de ensino, aplicada para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, que envolve a utilização da calculadora e da planilha eletrônica num ambiente ...
    • Ensino de funções de 1º e de 2º grau : manipulações geométricas com o GeoGebra 

      Lautert, Bruna da Silva (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Tecnologias sempre influíram no desenvolvimento do pensamento matemático; hoje, as tecnologias digitais tendem a proporcionar ambientes de novas oportunidades tanto à resolução quanto à criação de problemas. Essa monografia ...
    • Ensino de funções do primeiro grau a partir de aplicações e taxa de variação 

      Bona, Genê Claas de (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O projeto prevê a criação de uma abordagem para o ensino de funções de primeiro grau, que consiste na construção da função a partir do estudo de taxas de variação em aplicações específicas. A pesquisa é subsidiada por ...
    • Ensino de funções exponenciais a partir de problemas, seguindo uma sequência didática 

      Spinelli, Janice Valgoi (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta monografia apresenta uma proposta de ensino de funções exponenciais ao Ensino Médio a partir de problemas dados. Na minha prática, deduzimos funções exponenciais a partir de problemas pela construção de uma tabela, ...
    • Ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus 

      Moraes, Samir Aozani (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho versa sobre o ensino e a aprendizagem de funções polinomiais de 1º e 2º graus. Para compreender a situação atual da educação matemática no Brasil, foi realizado um resgate histórico sobre o ensino no país, ...
    • Ensino de funções quadráticas com o GEOGEBRA Graphing Calculator na escola básica : um olhar para a cooperação entre os estudantes 

      Pinto, Shéridan dos Reis (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho busca analisar como a cooperação influencia na aprendizagem das funções quadráticas por meio do estudo de seus coeficientes utilizando a tecnologia móvel. A pesquisa teve aporte teórico nas construções de ...
    • O ensino de matemática escolar sob uma perspectiva crítica 

      Lima, Diego Fontoura (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho ilustra a defesa por uma Educação Matemática crítica. Para tanto, realizamos um exame teórico sobre o assunto, assim como uma análise de um conjunto de atividades, em um projeto proposto para estudantes ...
    • Ensino de matemática no período da pandemia : a emergência do uso de tecnologias digitais 

      Morrudo, Mariana Pires (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Em fevereiro de 2020, foi confirmado no Brasil o primeiro caso de covid-19. A pandemia mudou tudo na vida da população mundial, a maneira como trabalhamos, fazemos compras e estudamos. Para evitar o contágio, as aulas foram ...