• Análise de erros comuns em álgebra 

      Baltazar, Bruno Behrens (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Geralmente, o erro é tomado pelo docente como um apontador de mau desempenho, não sendo utilizado para o redimensionamento do ensino. O professor é levado, tradicionalmente, a somente valorizar o resultado final, o que ...
    • Aplicação de vídeo no ensino da matemática 

      Franco, Guilherme Zollim (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho foi realizado com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, e buscou observar e analisar como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ...
    • Aprendendo matemática com jogos 

      Machado, José Eduardo Lopes (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Resumo não disponível
    • Aprendizagem de frações no ensino fundamental 

      Sá, Fernanda Bartz de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ...
    • Aprendizagem de polinômios utilizando Algeplan 

      Silveira, Juliana Müller (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho consiste em um estudo de caso que buscou analisar como alunos do terceiro ano do Ensino Médio compreendem os conceitos de polinômios e interpretam questões que envolvem área. Foi realizada uma pesquisa com ...
    • Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental 

      Goetz, Barbara Cezar (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho traz o relato de uma experiência realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Vianna de Campos, localizada na zona rural da cidade de Triunfo, cujo foco foi pesquisar sobre a aprendizagem ...
    • Compreendendo conceitos em Geometria: área e perímetro 

      Quevedo, Gabriel Almeida (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão dos conceitos de perímetro e área, analisando para isso algumas resoluções de problemas realizadas por esses ...
    • Conceitos de trigonometria na perspectiva da teoria dos campos conceituais 

      Nogues, Camila Peres (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática que possa contribuir na construção dos conceitos básicos de trigonometria no triângulo retângulo. Para isso, foram utilizados como fundamentação teórica a Teoria ...
    • Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática 

      Santos, Pedro Moiano Escobar dos (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Nos dias de hoje, conhecimentos na área de informática são extremamente importantes. Além disso, as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis à população e aumentam as possibilidades de sua utilização no ambiente ...
    • Construção do conhecimento de funções a partir do desenvolvimento de projetos de aprendizagem 

      Pazetti, Milaine Vasques (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A educação necessita de mudanças, os projetos de aprendizagem são uma alternativa para que os alunos desenvolvam a capacidade de elaborar e compreender novas estratégias de aprendizagem. Este trabalho trata de analisar ...
    • Construindo FRAC-SOMA 235, e conhecimento, no ensino básico 

      Pereira, Maria Carolina (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A utilização de materiais manipulativos tem apresentado contribuições no ensino-aprendizagem de matemática. Por este motivo associou-se esta prática, a partir do material FRAC-SOMA 235 da autoria de R. R. Baldino, ao ensino ...
    • ENEM versus aprendizagem em matemática 

      Silva, Patrícia Lima da (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho pretendo compreender como a aula de Matemática influencia o aluno na resolução das questões da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Para isso realizei entrevistas com onze estudantes da Universidade ...
    • Ensino-aprendizagem de matemática através da construção de materiais didáticos 

      Souza, Leonardo Guerini de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho visa examinar a relevância de utilizar a construção de materiais didáticos como estratégia para o ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. É inicialmente falado sobre materiais manipulativos, com ...
    • O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas 

      Baur, Anelise Pereira (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho teve como fonte de dados, uma oficina de matemática, que foi realizada, em caráter experimental, em uma escola estadual, situada no município de Porto Alegre, durante o primeiro semestre de 2009. A análise ...
    • O ensino de matemática escolar sob uma perspectiva crítica 

      Lima, Diego Fontoura (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho ilustra a defesa por uma Educação Matemática crítica. Para tanto, realizamos um exame teórico sobre o assunto, assim como uma análise de um conjunto de atividades, em um projeto proposto para estudantes ...
    • Ensino de matemática no período da pandemia : a emergência do uso de tecnologias digitais 

      Morrudo, Mariana Pires (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Em fevereiro de 2020, foi confirmado no Brasil o primeiro caso de covid-19. A pandemia mudou tudo na vida da população mundial, a maneira como trabalhamos, fazemos compras e estudamos. Para evitar o contágio, as aulas foram ...
    • Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática 

      D'avila Junior, Renato Elias dos Santos (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O uso da escrita como instrumento que influencia a aprendizagem matemática e contribui para análise da cognição tem sido objeto de interesse na educação matemática. Segundo Arthur Powell, aprendemos por meio de reflexão ...
    • Espaço e forma nos anos iniciais : um curso de extensão para professores 

      Laurindo, Jéssica Carolini da Silva (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A pouca ênfase no ensino de Geometria ainda é um fator preocupante, especialmente quando tratamos do ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Constata-se, ainda, que existe nos currículos escolares uma ênfase excessiva nos ...
    • Estratégias de trabalho para a aprendizagem de operações com números inteiros 

      Martini, Grasiela (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como tema apresentar estratégias didáticas que auxiliem na aprendizagem de operações com números inteiros. As leituras das referências bibliográficas mostraram a utilidade em desenvolver este conteúdo, ...
    • Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 

      Amorim, Luiza Depieri (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho apresentará uma análise de algumas questões referentes à prova de matemática do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, avaliando quais as competências e as habilidades, apresentadas na sua Matriz de Referência, ...