• Deficiente visual e o tato como nova perspectiva dos conhecimentos matemáticos : vivenciando experiências 

      Blumberg, Vanessa dos Santos Pacheco (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esse trabalho surgiu do desejo de refletir como os deficientes visuais construíram seus conhecimentos matemáticos enquanto a ainda enxergavam e como esses saberes refletem na sua vida atual. Como o tato, os instrumentos e ...
    • Ensino-aprendizagem de análise combinatória por meio da resolução de problemas no Ensino Médio 

      Santos, João Carlos Motta dos (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho analisa as principais mudanças na prática pedagógica e o processo de formação dos conceitos ao implementarmos a Resolução de Problemas como metodologia de ensino-aprendizagem de Análise Combinatória no ...
    • Um estudo dos bairros de Porto Alegre com modelagem matemática 

      Herrmann, Marcos (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi utilizar a Modelagem Matemática para auxiliar no ensino de matemática. Para tal, usamos os conceitos de ambiente de aprendizagem, embasados nos trabalhos de Skovsmose, ...
    • Gráficos no design de marcas : uma proposta utilizando o GrafEq 

      Serpa, Paula Beatriz da Silva (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O uso de softwares como ferramentas de ensino vem sendo gradualmente introduzido no cotidiano das escolas. O objetivo do presente trabalho foi, através de uma atividade proposta a alunos do Ensino Médio, investigar se os ...
    • Modelagem matemática e resolução de problemas no ensino interdisciplinar de matemática e física 

      Santos, Dioger dos (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta uma análise da viabilidade do ensino interdisciplinar de Matemática e Física, intermediado por duas Tendências em Educação Matemática – a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas. A aplicação ...
    • Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos 

      Dornelles, Ewerton Fraga (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem direcionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e analisa as potencialidades do ensino que parte dos conhecimentos prévios dos alunos. As vivências dos alunos ...
    • Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio 

      Bernardo, Paola Rossato (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma proposta sobre o ensino de funções utilizando as questões das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. A motivação para ...
    • Reflexões sobre o ensino do curso de Pré-Cálculo da UFRGS 

      Michelon, Ramiro (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A transição da Escola Básica para o Ensino Superior é um momento árduo para o estudante. O nível de conhecimento exigido e a linguagem mais formalizada, por vezes, causam estranhamento e geram dificuldades para seguir no ...
    • A resolução de problemas em questões da OBMEP 

      Queiroz, Rafael Braun Pinto de (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo observar e analisar a Resolução de Problemas matemáticos como meio de aprendizagem. O ensino da matemática no Ensino Fundamental apresenta-se como um grande desafio para ...
    • O uso da bicicleta em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática no Ensino Médio 

      Mello Filho, Eduardo Techera (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo analisar como a estratégia de ensino Modelagem Matemática pode ser uma opção importante no aprendizado de matemática para alunos do Ensino Médio. Além disso, dentro da perspectiva sociocrítica ...