• Álgebra elementar : do verbal ao simbólico 

      Ferreira, Andressa dos Santos (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho expõe uma proposta de ensino para a introdução da álgebra elementar no ensino fundamental que visa à compreensão, por parte dos alunos, da necessidade da linguagem algébrica utilizando, inicialmente, a ...
    • Análise combinatória, raciocíniológico e a resolução de problemas 

      Lima, Fernanda de Abreu (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Ao considerarmos a importância do raciocínio combinatório para a evolução do pensamento formal do aluno, buscamos uma teoria que permitisse ao aluno maiores possibilidades de desenvolver este raciocínio. Deste modo nos ...
    • Análise de ambientes de aprendizagem no ensino de geometria espacial 

      Becker, Mateus Henrique Oba (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresentará uma classificação baseada no texto Cenários para Investigação de Ole Skovsmose, para as diferentes questões de Matemática. A partir do relato de 7 encontros realizados durante minha experiência ...
    • Análise de erros matemáticos: interpretação das respostas dos alunos 

      Azevedo, Danielle Santos (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Muitos professores consideram o erro como um passo negativo e, muitas vezes, inaceitável por parte dos alunos. Em alguns casos, isso se deve ao fato de que durante o período escolar desses professores, a avaliação era ...
    • Análise de experiências produzidas em uma oficina de resolução de problemas a partir de questões da OBMEP 

      Wagner, Gustavo Dewes (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem por finalidade analisar as potencialidades da metodologia de Resolução de Problemas em Matemática a partir de questões da primeira fase das edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas ...
    • Análise e reflexões sobre uma experiência em educação matemática 

      Nunes, Fernando de Freitas (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho parte de uma crítica ao modelo escolar tradicional, para investigar de que forma a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos críticos e autônomos. Buscamos fundamentos nas teorias da Educação ...
    • Aprendendo e ensinando em ambiente de modelagem matemática 

      Lima, Márcio Albano (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O que me vem à mente quando penso em Matemática? No decorrer de minha formação acadêmica meu interesse se dividiu em duas grandes áreas: Matemática Aplicada e a Educação Matemática. Na intersecção desses dois grandes blocos ...
    • Argumentação em geometria : um olhar sobre a formação de conceitos no ensino fundamental 

      Schneider, Lucas Müller (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo identificar, analisar e discutir como é realizada a demonstração matemática por alunos do nono ano do ensino fundamental. Para realizar a pesquisa foi construído e aplicado um questionário ...
    • A contextualização nos cenários de investigação com enfoque na elaboração de enunciados de questões 

      Oliveira, Guilherme Guedes (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Baseado nos Cenários para Investigação de Ole Skovsmose, o trabalho visou classificar e estabelecer uma comparação entre enunciados criados por alunos e alunas de uma escola do Ensino Médio de Porto Alegre com questões do ...
    • Currículo, filosofia e ensino de funções 

      Fonseca, Graziela Langone (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Como estudante de Licenciatura em Matemática, descobri que não há uma receita para se ensinar. Por isso, minha preocupação, enquanto futura professora, era de como ensinar? Nesse trabalho eu relato uma pesquisa desenvolvida ...
    • Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas 

      Vergara, Gabriela Fernandes Peralvo (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho trata de um estudo relativo à inclusão escolar. Ao dispor de leis que garantem a matrícula do aluno com necessidades especiais em Escolas Regulares, e diante do crescimento do número de matrículas desse público ...
    • O enquadramento em sala de aula 

      Campos, Amanda Caroline Fagundes (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo planejar, aplicar e analisar uma prática pedagógica utilizando valores de enquadramento sugeridos pelas investigações do Grupo ESSA para potencializar a aprendizagem ...
    • O ensino de estatística em diferentes ambientes de aprendizagem 

      Margoni, Maythê Melo Fraga (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como se encaminha o ensino de Estatística em diferentes ambientes de aprendizagem. A proposta decorreu do fato de que ao longo da graduação percebi a necessidade ...
    • O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática 

      Fietz, Henrique Moura (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta de atividade pedagógica envolvendo Modelagem Matemática. O tema da atividade é o planejamento profissional de jovens estudantes ...
    • O ensino de medidas de tendência central utilizando problemas do cotidiano 

      Silva, Lucas Goulart da (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivos descobrir a opinião dos alunos sobre a utilização de resolução de problemas próximos ao cotidiano deles para lecionar medidas de tendência central e para resolver questões ...
    • Estudando geometria através da construção de tabuleiros de jogos 

      Froehlich, Paula Tatiane (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por objetivo identificar as possíveis relações entre a geometria e tabuleiros de jogos, observando o quanto um pode auxiliar na aprendizagem do outro. Também visa analisar as relações que os alunos ...
    • Uma experiência de contagem no Ensino Médio 

      Haas, Daniela Barcellos (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão tem por objetivo avaliar uma proposta de prática pedagógica para o ensino de Análise Combinatória em uma turma de segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Protásio Alves, considerando ...
    • A experiência do problema e a modelagem matemática 

      Menezes, Bernarda Souza de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho trata de uma análise sobre um ambiente de aprendizagem adequado para o ensino de Matemática. A intenção é que este propicie ao aluno a possibilidade de enunciar seu próprio problema, experimentando-o. Desta ...
    • Funções do 2º grau : interpretações gráficas e algébricas 

      Rosa, Leandro Viana da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa teve por objetivo verificar se os alunos do Ensino Médio apresentam dificuldades em fazer uma interpretação gráfica e, se a partir do gráfico, encontram a expressão que o originou. A pesquisa foi realizada ...
    • Geometria plana e resolução de problemas : um estudo com estudantes da 2ª série do Ensino Médio 

      Monteiro, Pedro Henrique da Silva (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar quais estratégias os alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola particular de Canoas/RS estabelecem para resolver problemas do Exame Nacional ...