• Afetividade na educação : a influência das relações afetivas do contexto familiar no processo de aprendizagem da criança 

      Silva, Anatielli Pereira da (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A afetividade na educação é um tema muito importante, porém pouco discutido nos meios escolares. A influência das relações afetivas relacionadas ao contexto familiar, sugestionam significativamente a construção cognitiva ...
    • O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal 

      Rigoti, Renata de Souza (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Percebendo a diminuição do tempo destinado ao brincar para as crianças em Escolas de Educação Infantil e o aumento de atividades que visam atender conteúdos estabelecidos em projetos de ensino, surgem inquietações em torno ...
    • Como a mediação do professor de educação infantil pode auxiliar na formação do sujeito durante os momentos de brincar? 

      Gomes, Josiqueli Ferreira (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo compreender os efeitos provindos da mediação do educador nos momentos do brincar infantil. A pesquisa tem o embasamento nas teorias de Kishimoto, Moyles, Fortuna e colaboradores, e ...
    • Como as mídias contribuíram no processo de aprendizagem em uma turma de 4ª série do ensino Fundamental? 

      Homem, Sônia Mara dos Santos (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta a aproximação das mídias com a educação, mostra que até mesmo as classes populares têm contato com as tecnologias, seja em casa, na escola, na lan house ou na rua com os colegas. O que talvez não ...
    • O currículo da rede municipal de Nova Hartz : entre o instituído e o instituinte 

      Führ, Roseli Jacinta (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho busca compreender a estrutura e a organização do currículo da rede municipal de Nova Hartz, entre o instituído e o seu instituinte. O desejo de realizar este estudo nasceu da prática pedagógica do estágio ...
    • Escola, desempenho, família : relações que se constroem 

      Oliveira, Rejane Petró de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A integração entre a família e a escola pode ser considerada, senão a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem da criança. Esta relação deve ser baseada na busca incansável de uma melhoria ...
    • A escola e o Bolsa Família : a visão dos docentes de uma escola pública 

      Silva, Amanda Siqueira da (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O programa social Bolsa Família (PBF) desempenhou importante papel na sociedade brasileira, atuando como garantidor do direito de crianças e adolescentes de estarem e permanecerem na escola, assim como a possibilidade de ...
    • Espaço escolar : um ambiente rico em possibilidades 

      Fonseca, Michele Greff de Oliveira (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Sob a perspectiva da importância que possuem as Escolas de Educação Infantil na vida de quem as frequenta e a partir de uma inquietação constatada na prática em sala de aula, surgiu o questionamento sobre a influência que ...
    • A importância da família no processo de alfabetização do educando 

      Stimieski, Ivone Teresinha (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo evidenciar, o processo de alfabetização, a importância da família e do professor no desenvolvimento das séries iniciais, analisar a importância da família no processo de escolarização dos ...
    • A importância das relações afetivas e dialógicas no processo educativo 

      Rodrigues, Renata Bassurichi (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da relação entre educadores e educandos nos anos iniciais através de pesquisa qualitativa, onde o ambiente escolar será fonte direta de estudo, por meio de ...
    • A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil 

      Zanella, Vanessa (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O desenvolvimento infantil está suscetível à influência de vários fatores. O ato de brincar apresenta uma importância significativa neste processo que envolve a formação da criança enquanto ser humano. Este trabalho teve ...
    • Inclusão escolar da pessoa com deficiência através do lúdico 

      Silva, Fernanda Domingues da (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho teve como objetivo identificar a importância do lúdico na inclusão escolar de pessoas com deficiência, considerando a ludicidade uma ferramenta pedagógica fundamental no processo de inclusão do público-alvo ...
    • Inclusão e surdez na educação infantil 

      Schwanck, Tânea Mengue (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A inclusão na educação infantil é o assunto abordado neste trabalho. A surdez diz respeito ao fato de a pessoa não ouvir. Um dos maiores problemas neste caso é a comunicação, mas esta pode ser realizada de diversas outras ...
    • A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem 

      Araújo, Jacqueline Teixeira (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a influência da afetividade e a sua importância para o estabelecimento de boas relações, assim como os benefícios que ela pode proporcionar junto às práticas pedagógicas ...
    • A literatura infantil como estratégia nas séries iniciais do ensino fundamental 

      Dias, Luciana da Silva (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este artigo trata de um estudo sobre a importância da Literatura Infantil dentro das séries iniciais no Ensino Fundamental. Durante esse processo foram utilizados instrumentos metodológicos como, por exemplo: observações, ...
    • O lúdico como ferramenta pedagógica 

      Carlos, Andréia Mengue (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O interesse pelo uso do lúdico, na aprendizagem, não é recente. Há muito se buscam atividades e recursos para tornar as aulas mais atrativas e obter melhores resultados na aprendizagem. Portanto, este trabalho tem a seguinte ...
    • O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental 

      Hendler, Vanícia Behenck (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo principal analisar as atividades lúdicas nos currículos das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para isso, fez-se uso de pesquisa de fontes bibliográficas ...
    • Memória não é só decoreba : um estudo sobre a atuação docente como potencializadora da aprendizagem 

      Costa, Fabiana Pinheiro da (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da temática memória e tem como objetivo central verificar a importância atribuída a esse mecanismo cerebral no que tange à aprendizagem por estudantes que se encontram na ...
    • As mídi@s e tecnologi@s como recurso did@tico em s@l@ de aul@ 

      Kunst, Grace Débora (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho trata sobre as experiências que desenvolvi com o uso das mídias e tecnologias durante o estágio obrigatório da UFRGS. Nele relato os diferentes tipos de mídia e tecnologias, as maneiras que cada uma ...
    • A música no processo de alfabetização da criança 

      Scherer, Simone (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho reflete sobre a influência da música no processo de alfabetização da criança. Aborda a teoria da música e de seus componentes fundamentais como: letra, ritmo, melodia, duração e harmonia, bem como a ...