• Habilidades desenvolvidas através dos “exercícios de vida prática” na Escola Montessoriana 

      Amaro, Maria Magdalena Schommer (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho é resultado de uma investigação realizada no estágio curricular em escola Montessoriana com a turma que chamaremos de Agrupada II. Essa turma é formada por crianças de três anos de idade, nove meninos ...
    • A hipo e hipersegmentação na escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental : o que diz a BNCC 

      Souza, Cíntia Magali Mattos Pereira (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho traz a temática Hipo e Hipersegmentação de palavras observadas na escrita de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de compreender as dificuldades apresentadas por esses alunos na escrita ...
    • Histórias de todas as noites : quando se tem um pai-contador 

      Romero, Evelyn Dias (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso remete um pouco da trajetória infantil de estudante de um curso de graduação em pedagogia. Busca contar, analisar e refletir sobre as tradições orais ou a oralidade através das histórias ...
    • Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos 

      Gheno, Bruna Fraga (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) traz uma reflexão acerca dos sentidos da escolarização atribuídos por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de registros de suas histórias de vida. Esta ...
    • Histórias de vida e suas implicações pedagógicas : as possibilidades de relacionar histórias de vida e conteúdos formais da escola 

      Martins, Elsa Batista Pereira (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      As experiências de vida e os saberes escolares devem caminhar juntos a fim de produzirem aprendizagens significativas para os alunos. O presente trabalho de conclusão faz uma análise do período de estágio onde a partir de ...
    • Histórias de vida guardadas na memória e a leitura crítica do cotidiano e da mídia em sala de aula 

      Damiani, Flávio Antonio (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de conclusão de curso, com abordagem qualitativa, buscou compreender as possibilidades da prática pedagógica com crianças, adolescentes, jovens e adultos as quais envolveram, pela experiência do autor, ...
    • Histórias de vida nos caminhos do PEAD 

      Pinheiro, Ivete Adelina (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho, de Conclusão de Curso deseja descrever e refletir sobre um caminho escolar desde a infância até chegar a ser uma aluna do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura na modalidade à Distância da ...
    • Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre 

      Corrêa, Guilherme dos Santos (2020) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula e tem como recorte de pesquisa a autoria de HQs animadas por parte ...
    • Histórias e trajetórias caminhos dos estudantes indígenas formados no curso de pedagogia da UFRGS 

      Farias, Carine Kloh (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como propósito estudar o percurso formativo dos três primeiros estudantes indígenas (kaingang) formados na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Constitui-se, em ...
    • Histórias narradas, fantasias reveladas : os biografemas infantis 

      Rodrigues, Ana Cristina Franz (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo analisa narrativas escritas infantis, produzidas por alunos de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Porto Alegre, durante o período do meu estágio curricular. A leitura ...
    • "Hoje é dia de...?": atividades permanentes em turmas de alfabetização 

      Salva, Marina Quadrado (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa situa-se no campo da educação, com foco na área da alfabetização, e seu principal objetivo é identificar atividades permanentes em planejamentos para turmas de 1º e 2º anos – desenvolvidos por alunas do curso ...
    • 'Hoje é dia de prova?' : pedagogia de projetos e práticas avaliativas afins 

      Pfaffenseller, Carina (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo de caso de caráter qualitativo teve como objetivo investigar as práticas avaliativas exercidas em uma instituição privada de Ensino Fundamental, localizada em Porto Alegre/RS, para estabelecer possíveis relações ...
    • Hoje eu vou lá pra Novo Hamburgo: pertencimentos e territorialidades 

      Enzweiler, Deise Andréia (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso e suas problematizações se constituíram no estágio curricular do Curso de Pedagogia da UFRGS - realizado numa escola pública da rede municipal de Novo Hamburgo - no qual a autora iniciou ...
    • “Hoje tem pátio?” : as crianças bem pequenas e as suas relações de aprendizagens 

      Bartholomeu, Luciana de Souza Ávila (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca reconhecer o pátio como um espaço educativo que contribui na construção das aprendizagens de crianças bem pequenas. Este estudo surgiu a partir das muitas inquietações ...
    • Hora de brincar : onde está a professora? 

      Bastos, Taiane dos Reis (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      No presente trabalho objetivo investigar a ação docente nos momentos de brincar livre das crianças de educação infantil. Apresento uma reflexão acerca da importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e sobre ...
    • Hora do conto, oficina matemática e educação inclusiva 

      Oliveira, Jurema da Silva (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho relata e analisa a prática desenvolvida no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia – Licenciatura na Modalidade a Distância da Faculdade de Educação da UFRGS. O estágio foi realizado em uma escola ...
    • Horta medicinal na escola como ferramenta de ensino 

      Gomes, Amanda Maria Martins (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A escola ao desenvolver uma horta medicinal, pode fortalecer a construção de conhecimento, abordando temas de educação ambiental e saúde. Seja nas aulas de Ciências da natureza ou em atividades interdisciplinares, esta ...
    • Identidade e relações étnico-raciais em produções audiovisuais para a infância : o que as imagens ensinam? 

      Lorenzi, Hayde Raquel (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho é resultado das dúvidas que surgiram durante o estágio docente realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal e que culminou na necessidade de compreender melhor as relações ...
    • Identidade racial docente : trajetórias e desafios percorridos 

      Costa, Vanessa Rosa da (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta monografia buscou investigar a relação entre os conceitos de identidade racial e identidade docente negra, apresentando implicações destes para o exercício de docência de três professoras negras dos anos iniciais, que ...
    • Identidades docentes e estágio curricular : afetações de um acontecimento 

      Moura, Sandra Regina de (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso investigou afetações do estágio curricular obrigatório e seus ecos na formação das identidades docentes de seis licenciandas do Curso de Pedagogia (FACED/UFRGS). Ao concluir o estágio, ...