• Aprendendo com todas as formas de vida do planeta : educação oral e educação escolar Kanhgág 

      Cardoso, Dorvalino (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho trata da organização social do povo indígena Coroados/RS (kanhgág), sua história, sua educação, a escola indígena, a proposta pedagógica diferenciada, os profissionais, o bilinguismo, a inclusão e a ...
    • Processos de aprendizagem das crianças mbya guarani junto à kokué 

      Silva, Ivanilde da (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia aborda um aspecto importante da educação das crianças dentro dos preceitos ancestrais Mbya Guarani, povo ao qual pertenço. A questão central que enlaça este estudo é ...
    • Que cor é a nuvem professora? narrativas de uma professora indígena kaingang em formação 

      Ribeiro, Sirlei (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      El objetivo de este trabajo de conclusión de curso es intentar comprender los caminos que se recorren para la constitución de la docencia en el ámbito de la educación indígena. En esta perspectiva, se tuvo como hilo conductor ...
    • (Re)conhecendo o povo Mbya Guarani : um olhar para os Kyringue 

      Kurroschi, Andréia Rosa da Silva (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta a temática indígena direcionando o olhar para os kyringue (crianças) do povo Mbya Guarani da Tekoa Anhetengua, do bairro Lomba do Pinheiro, município de Porto Alegre/RS, especificamente as que ...
    • Vivências de crianças kaingang numa escola de fog 

      Knecht, Mariana Lima (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta um estudo sobre educação indígena, com o foco nas crianças Kaingang da Terra Indígena Foxá, Lajeado, RS, que frequentam o 3º e 4º ano de uma escola estadual não-indígena, localizada próxima à aldeia. ...