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dc.contributor.advisorRebello, Lúcia Sápt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Vinícius dept_BR
dc.date.accessioned2023-09-26T03:35:20Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265204pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação visa abordar através do jogo Hades (2020) o processo de recontagem de histórias mitológicas, partindo de seu processo de retrabalhar o mito de Deméter e Perséfone para mídia e audiência modernas. A proposta do estudo é explorar o diálogo midiático presente no jogo tanto como uma remidiação das lendas gregas (ao trazê-las para uma nova mídia e ao remediar pontos das mesmas), quanto demonstrar a forma como as mídias videointerativas podem adicionar a um conjunto de obras sobre o qual tanto já foi construído. Para entender como o jogo explora o seu material de referência, portanto, estabelece-se estudo comparativo entre as obras homéricas (os épicos e os hinos aos deuses) e a crítica sobre essas obras e o objeto de estudo – o jogo, explorado tanto pelo aspecto narrativo quanto pelo seu aspecto lúdico, entendendo a combinação dos dois como o que compõe a totalidade da obra. A história vai um passo além de tentar contar um épico grego, uma vez que traz, também, o rotineiro para dar vivacidade própria para o cosmos grego, o que sinergiza com as propriedades que vieram a definir jogos como mídia.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis approaches through the videogame Hades (2020) the process of retelling myths, based on its process of recreating the story of Demeter and Persephone to moder media and audience. This study’s purpose is to explore the relation between media that is present in the game both as a remediation of Greek myth (bringing them to new media and remediating them), as well as demonstrating how videointeractive media can add to a group of stories upon which much has already been built. In order to understand how the game explores its source material, it is used the comparative study between the Homeric texts (the epics and hymns) and the theory around those texts, and the focus of study – the game, explored both through the narrative and gameplay aspects, as it is understood that it is through the combination of both that the game establishes itself. This story goes a step further than to tell a Greek epic, as it brings also the cotidian to give life to Greek cosmos, synergizing with the properties that define games as a media.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComparative literatureen
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectMedia studiesen
dc.subjectLiteratura clássicapt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectRemediationen
dc.subjectRemidiaçãopt_BR
dc.subjectVideogamesen
dc.subjectClassical literatureen
dc.titleRemidiação de lendas para mídias videointerativas : Hades e sua reconstrução da mitologia grega em uma narrativa videointerativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001176700pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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