Mostrar el registro sencillo del ítem
Quais habilidades cognitivas podem impactar o desempenho matemático das crianças?
dc.contributor.author | Torma, Ingrid da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Nogues, Camila Peres | pt_BR |
dc.contributor.author | Luna, Fabiana de Miranda Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T03:34:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/265689 | pt_BR |
dc.description.abstract | As habilidades cognitivas sejam de domínio geral, como funções executivas, ou de domínio específico, como a contagem, são consideradas fundamentais para a aprendizagem da matemática de forma a influenciar o desempenho posterior dos estudantes. Assim, a fragilidade nessas habilidades está subjacente à maioria das dificuldades de aprendizagem da matemática, bem como uma boa capacidade nessas habilidades pode favorecer a proficiência na referida área ao longo da trajetória escolar. Quando as crianças ingressam na escola, já possuem conhecimentos numéricos e habilidades cognitivas gerais em desenvolvimento que servirão de base para a aprendizagem da matemática formal. Além disso, diferenças nas competências numéricas, bem como em habilidades como memória de trabalho, já podem ser encontradas entre as crianças desde a Educação Infantil. Diante disso, este capítulo tem como objetivo aprofundar o conhecimento a respeito de algumas habilidades de domínio geral e específico, discutindo o seu papel para o desempenho matemático futuro dos alunos por meio de evidências que possam beneficiar a prática docente nas etapas iniciais da escolarização. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | CORSO, Luciana Vellinho; LUNA, Fabiana de Miranda Rocha; WEBER, Raquel Elisa Weber (Org.). Matemática na educação infantil [recurso eletrônico]. Porto Alegre : CirKula, 2023. p. 113-134 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Habilidade | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Quais habilidades cognitivas podem impactar o desempenho matemático das crianças? | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001185564 | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Libros y Capítulos de Libros (5317)Ciencias Humanas (1673)