Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFervenza, Hélio Custódiopt_BR
dc.contributor.authorHanel, Anna Thereza de Carlipt_BR
dc.date.accessioned2023-10-12T03:33:16Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265909pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação pretende apresentar uma trajetória de pesquisa em Artes Visuais interessada em explorar relações entre arte e atenção. Ela se divide em três capítulos. O primeiro trata da coleta de materiais encontrados na rua, e traça algumas reflexões a partir desta prática. Passando por autores como Walter Benjamin e Jonathan Crary e olhando para o trabalho de artistas como Kurt Schwitters, John Cage e Allan Kaprow, tecem-se comentários tanto a respeito da coleção como um fazer, quanto a respeito de seus modos de organização. O segundo se dedica a questões envolvendo diários e a escrita de si, dialogando com figuras como Michel Foucault e Maurice Blanchot, e traçando relações com os trabalhos de Hélio Fervenza, Maria Ivone dos Santos, Ana Amorim e On Kawara. Por fim, o terceiro capítulo traz relatos sobre experiências de montagem realizadas a partir de objetos coletados.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to present a research trajectory in Visual Arts interested in exploring relationships between art and attention. It is divided into three chapters. The first chapter discusses the act of collecting materials found on the street and outlines reflections stemming from this practice. Passing through authors like Walter Benjamin and Jonathan Crary, and looking at the work of artists such as Kurt Schwitters, John Cage, and Allan Kaprow, comments are woven regarding both the act of collecting as a practice and the modes of organization of a collection. The second chapter is dedicated to issues concerning diaries and self writing, engaging in dialogue with figures like Michel Foucault and Maurice Blanchot, and establishing connections with the works of Hélio Fervenza, Maria Ivone dos Santos, Ana Amorim, and On Kawara. Lastly, the third chapter brings personal accounts of assembly experiences conducted with collected objects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArt and lifeen
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectAttentionen
dc.subjectVidapt_BR
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectCollectionen
dc.subjectColeção (Arte)pt_BR
dc.subjectDiaryen
dc.subjectDiáriospt_BR
dc.titleColeções diárias : uma poética de atenção e distraçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001178194pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples