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dc.contributor.advisorPazinato, Maurícius Selveropt_BR
dc.contributor.authorVasconcellos, Pedro Soarespt_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T03:37:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265996pt_BR
dc.description.abstractEntende-se que a educação inclusiva é fundamental para o ensino de qualidade, no entanto, percebe-se que alguns sujeitos não costumam ser foco dos estudos nessa área, surgindo a necessidade de que eles recebam destaque na literatura científica. É o caso dos daltônicos, que compõem parte expressiva da população brasileira e precisam receber as ferramentas apropriadas para que progridam com igualdade no ambiente escolar/acadêmico. Assim, este trabalho surge com a intenção de dar visibilidade aos portadores de discromatopsia no âmbito da Educação em Química, tendo como objetivo central a elaboração de uma Tabela Periódica Acessível aos estudantes daltônicos. Buscou-se, ainda: 1) verificar as dificuldades enfrentadas por sujeitos com daltonismo, bem como sugestões para o ensino inclusivo da Química; 2) validar o produto educacional construído a partir da avaliação pelos sujeitos da pesquisa; 3) contribuir para a literatura científica através do levantamento de resultados relevantes. Foi realizada, através de um questionário virtual, uma sondagem das principais dificuldades dos sujeitos daltônicos quanto ao estudo da Química, bem como de suas sugestões, para que o produto educacional fosse definido. Desta etapa emergiu a Tabela Periódica Acessível aos Daltônicos, que foi construída com base em princípios de acessibilidade cromática, os quais nortearam todas as decisões tomadas. Por fim, o produto foi avaliado quanto a sua qualidade e aplicabilidade pelos próprios sujeitos da pesquisa. Percebeu-se que os daltônicos apresentam especial dificuldade com atividades experimentais e que exigem a interpretação de gráficos e tabelas que usam a cor como método de comunicação, fato que dá relevância ao material produzido. A usabilidade da tabela foi comprovada através da avaliação feita pelos sujeitos, apesar de, ainda, apresentar aspectos que podem ser otimizados. Destacam-se, sobretudo, os comentários positivos recebidos a respeito da utilidade do produto, o qual foi capaz de cumprir com os objetivos inicialmente estabelecidos.pt_BR
dc.description.abstractIt is considered that inclusive education is essential for quality teaching, however, it is clear that some subjects are not usually the focus of studies in this area, resulting in the need for them to be highlighted in the scientific literature. This is the case of colorblind people, who make up a significant part of the Brazilian population and need to receive the appropriate tools so that they can progress with equality in the school/academic environment. Thus, this work arises with the intention of giving visibility to colorblind people in the context of Chemical Education, with the central objective of creating a Accessible Periodic Table to colorblind students. Also sought to: 1) verify the difficulties faced by subjects with colorblindness, as well as suggestions for the inclusive teaching of Chemistry; 2) validate the educational product built from the evaluation by the research subjects; 3) contribute to the scientific literature by collecting relevant results. Through a virtual questionnaire, a survey of the main difficulties of colorblind subjects regarding the study of Chemistry was carried out, as well as their suggestions, so that the educational product could be defined. From this stage emerged the Accessible Periodic Table to Colorblind People, which was built based on principles of chromatic accessibility, which guided all decisions taken. Finally, the product was evaluated for its quality and applicability by the research subjects themselves. It was noticed that colorblind people have special difficulties with experimental activities and that require the interpretation of graphs and tables that use color as a method of communication, a fact that gives relevance to the material produced. The usability of the table was proven through the evaluation made by the subjects, although it still presents aspects that can be optimized. Above all, the positive comments received regarding the usefulness of the product stand out, as it was able to fulfill the objectives initially established.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDaltonismopt_BR
dc.subjectColor blindnessen
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.subjectAcessible periodic tableen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectChemistry educationen
dc.titleA construção de uma tabela periódica acessível aos estudantes daltônicospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001156372pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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