Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZanini, Claudio Vesciapt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Vitorpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T03:37:42Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265997pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação analisa os filmes Absentia (Mike Flanagan, 2011), Hereditary (Ari Aster, 2018) e The Lodge (Severin Fiala e Veronika Franz, 2019) com a intenção de descrever como a cinematografia é usada para estimular leituras ambíguas e hesitação no espectador. O uso de ambiguidade está presente em muitas, se não em todas, as tendências cinematográficas de horror desde o surgimento do cinema; no entanto, o ciclo em que esses filmes estão inseridos— o polêmico post-horror—é descrito por suas características marcantes de uso de apreensão prolongada, ritmo lento e preterição por edição dinâmica e jump scares para criar narrativas contemplativas, portentosas e opressivas que privilegiam afetos negativos. Sem cooptar emoções direcionadas a um objeto ou usar resoluções claras, esse ciclo cinemático possibilita a proliferação da hesitação e estimula uma apreensão generalizada a respeito da natureza dos eventos retratados; assim, potencializa o desconforto de navegar entre o sobrenatural e a plausibilidade do mundo real. Considerando afirmações de que, com seu estilo associado a uma estética artística virtuosa, o post-horror desestabiliza o horror, propõe-se aqui uma discussão para situar o gênero na tradição do horror em um esforço de contextualização informado pelos trabalhos de teóricos como Noël Carroll (1990), Fred Botting (1996), Isabel Pinedo (1996), Tim Woods (2003), Kevin Wetmore (2012) e Carol Clover (2015); além disso, as características formais do post-horror são descritas de acordo com a obra de David Church (2021). Adotando uma abordagem qualitativa baseada principalmente na obra de Bruce Mamer (2009) e Peter Verstraten (2009), realiza-se uma análise dos elementos formais desses filmes para explorar as estratégias narrativas e cinematográficas empregadas para ativar um olhar subjetivo e sugerir falhas na percepção, um princípio estético que é explorado de acordo com a obra de Uri Margolin (2011). Por fim, a discussão proposta por Sternberg e Yacobi (2015) sobre não confiabilidade narrativa é apresentada para revelar as possíveis estratégias interpretativas às quais possivelmente recorrem os espectadores desses filmes para resolver ambiguidade e tensões textuais.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis analyzes the films Absentia (Mike Flanagan, 2011), Hereditary (Ari Aster, 2018), and The Lodge (Severin Fiala and Veronika Franz, 2019) with the intent of describing the use of cinematography to elicit ambiguous readings and hesitation in the viewer. The use of ambiguity has been observed in many, if not all, horror cinematic trends since the dawn of cinema; nonetheless, the cycle in which these films are included—the so-called post-horror— is described for its distinct characteristics of employing lingering dread, slow pacing, and for its lack of dynamic editing, and jump scares with the effect of creating haunting and oppressive narratives privileging negative affects. Without co-opting object-directed emotions or using clear resolutions, hesitation festers in this cinematic cycle, and the generalized apprehension over the nature of the events depicted potentializes the uneasiness of treading between supernatural and real-world plausibility. Considering the claims that post-horror unsettles the broader, originating genre for its arthouse aesthetic, a discussion is proposed here to place the genre within the horror tradition in a contextualizing effort informed by the works of theorists such as Noël Carroll (1990), Fred Botting (1996), Isabel Pinedo (1996), Tim Woods (2003), Kevin Wetmore (2012), and Carol Clover (2015); moreover, the formal characteristics of post horror are described according to the work of David Church (2021). Adopting a qualitative approach based mainly on the work of Bruce Mamer (2009) and Peter Verstraten (2009), an analysis of the formal elements in these films is carried out to explore the narrative and cinematographic strategies employed to give rise to subjectivity and imply missteps in perception, an aesthetic endeavor that is considered in accordance with the work of Uri Margolin (2011). Furthermore, the discussion proposed by Sternberg and Yacobi (2015) on narrative unreliability is introduced to shed light onto the possible interpretive strategies to which viewers of such films might resort in order to resolve ambiguity and textual tensions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subject21th-century horror cinemaen
dc.subjectNarratologiapt_BR
dc.subjectNarratologyen
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectAmbiguous narrativesen
dc.subjectFilm studiesen
dc.titleHorrifically ambiguous : a formal analysis of ambiguating cinematography and narrative elements in Absentia (2011), Hereditary (2018), and The Lodge (2019)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186136pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples