Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAraújo, Samuel Nascimento dept_BR
dc.contributor.authorBoldori, Gabriel Zielpt_BR
dc.contributor.authorGoldschmidt Filho, Franciscopt_BR
dc.contributor.authorBossle, Fabianopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-04T03:35:35Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1809-3108pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266632pt_BR
dc.description.abstractEste texto discute elementos da descolonização curricular manifesta a partir de uma pedagogia do oprimido, evidenciandoas representações do posicionamento crítico emergente das relações políticas e pedagógicas em um cenário marcado historicamente pelo processo de invasão cultural.Esteestudo é recorte de uma autoetnografia realizada em escolas públicas de um município do interior do Rio Grande do Sul, na qual emerge de forma marcante a experiência existencial dos estudantes como elemento central para a construção de uma outra pedagogia, uma pedagogia do oprimidono processo de descolonização curricular.pt_BR
dc.description.abstractThis text discusses elements of curricular decolonization manifested from a pedagogy of the oppressed, highlighting the representations of the emerging critical positioning of political and pedagogical relations in a scenario historically marked by the process of cultural invasion. This study is part of an autoethnography carried out in public schools in a city in the interior of Rio Grande do Sul, in which the existential experience of students emerges as a central element for the construction of another pedagogy, a pedagogy of the oppressed in the process. of curricular decolonization.en
dc.description.abstractEste texto discute elementos de descolonización curricular manifestados desde una pedagogía del oprimido, destacando las representaciones del emergente posicionamiento crítico de las relaciones políticas y pedagógicas en un escenario históricamentemarcado por el proceso de invasión cultural. Este estudio forma parte de una autoetnografía realizada en escuelas públicas de una ciudad del interior de Rio Grande do Sul, en la que la experiencia existencial de los estudiantes emerge como elemento central para la construcción de otra pedagogía, una pedagogía del oprimido en el proceso de descolonización curricular.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista didática sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 24, n.2 (2022), p. 69-80pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectCritical School Physical Educationen
dc.subjectPedagogy of the Oppresseden
dc.subjectEducação críticapt_BR
dc.subjectEducación Física Escolar Críticaes
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectPedagogía del Oprimidoes
dc.titleA pedagogia do oprimido e a descolonização curricularpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173321pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples