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dc.contributor.advisorSilveira, Pedro Telles dapt_BR
dc.contributor.authorOleinski, Lucas Ostpt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T03:31:43Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267358pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso analisa os elementos que constroem ressonância histórica e quais criam dissonância em Battlefield V. Utilizamos como fontes o jogo Battlefield V, cujo foco foi em dois capítulos da sua campanha: Nordlys e The Last Tiger; além de entrevistas com desenvolvedores e resenhas de portais especializados . Através dos conceitos de ressonância histórica de Adam Chapman (2016) e autenticidade seletiva de Andrew Salvatti e Jonathan Bullinger (2013) procuramos definir quais elementos são característicos da construção de representações da Segunda Guerra mundial nos jogos, que foi chamada de Brand WWII. Procuramos situar Battlefield V dentro destas representações, identificando os pontos de permanência e de divergência e analisando sua recepção junto ao público consumidor. Desta forma buscamos analisar o jogo como um produtor de circulação de memória sobre o conflito e como suas divergências ao mesmo tempo que trazem à tona debates sobre autenticidade, abrem espaço para uma maior representação de atores vagamente lembrados.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes the elements that build historical resonance and which create dissonance in Battlefield V. We used as sources the game Battlefield V, whose focus was on two chapters of its campaign: Nordlys and The Last Tiger; in addition to interviews with developers and reviews from specialized portals. Through the concepts of historical resonance by Adam Chapman (2016) and selective authenticity by Andrew Salvatti and Jonathan Bullinger (2013) we seek to define which elements are characteristic to the construction of representations of the Second World War in games, which was called Brand WWII. We tried to place Battlefield V within these representations, identifying points of permanence and divergence and analyzing its reception by the public consumer. In this way, we seek to analyze the game as a producer of memory circulation about the conflict and how their divergences, while bringing up debates about authenticity, open space for a greater representation of vaguely remembered actors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGame studiesen
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectSecond World Waren
dc.subjectBrand WWIIen
dc.subjectSegunda Guerra Mundial (1939-1945)pt_BR
dc.subjectHistorical ressonanceen
dc.titleHistória(s) de guerra : dissonância e ressonância histórica em Battlefield Vpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001187609pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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