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dc.contributor.advisorLeborgne, Roberto Chouhypt_BR
dc.contributor.authorGallina, Pedro Villapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-25T03:26:38Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267633pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é desenvolver o projeto de um drone com sistema de iluminação para viabilizar a prática do surfe durante a noite. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa sobre o funcionamento e a montagem de drones, identificando as variáveis e parâmetros necessários em cada componente da aeronave. Além disso, foi feito um resumo das principais variáveis relacionadas à iluminação. Definiu-se os valores que cada variável deve assumir para garantir o desempenho necessário. Em seguida, realizou-se uma pesquisa no mercado para identificar as peças que melhor se adequam aos valores pré-definidos, visando a montagem e integração de um drone funcional. Foram feitas 3 propostas de drones com diferentes tamanho e peso: um drone leve, um drone intermediário e um mais pesado. Calculou-se os seguintes parâmetros de voo de cada aeronave: autonomia de voo, fator de carga máximo e a carga útil máxima. Foi dimensionado um sistema de iluminação de acordo com a carga útil máxima calculada de cada aeronave. Realizou-se um estudo luminotécnico de cada sistema no Software DIALux, que utiliza como base para cálculos o método ponto a ponto. As aeronaves mais pesadas, por possuírem uma carga útil maior, apresentaram uma melhor iluminação, obtendo valores maiores que 100 lux. Porém, para todas as aeronaves, foi calculada uma autonomia de voo de aproximadamente 20 minutos, com exceção de uma versão em que se aumentou o número de baterias, ampliando o tempo de voo para 35 minutospt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to develop a drone with a lighting system to enable surfing at night. Initially, research was carried out on the operation and assembly of drones, identifying the variables and parameters needed in each component of the aircraft. In addition, a summary of the main variables related to lighting was made. The values that each variable must assume were defined to guarantee the necessary performance. Next, market research was carried out to identify the parts that best fit the pre-defined values, aiming for the assembly and integration of a functional drone. Three drone proposals were made with different sizes and weights: a light drone, an intermediate drone and a heavier drone. The following flight parameters were calculated for each aircraft: flight range, maximum load factor and maximum payload. A lighting system was designed according to the calculated maximum payload of each aircraft. A lighting technical study was carried out on each system using the DIALux Software, which uses the point-by-point method as a basis for calculations. Heavier aircraft, as they have a larger payload, presented better lighting, obtaining values greater than 100 lux. However, for all aircraft, a flight autonomy of approximately 20 minutes was calculated, with the exception of one version in which the number of batteries was increased, increasing flight time to 35 minutesen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia de energiapt_BR
dc.subjectDrones lighting systemen
dc.subjectVeículo aéreo não tripuladopt_BR
dc.subjectLighting for surf practiceen
dc.subjectNight surfen
dc.subjectMáquinas : Projeto e construçãopt_BR
dc.subjectIluminaçãopt_BR
dc.titleProjeto de drone quadricóptero com sistema de iluminação para a prática de surf durante o período noturnopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFreitas, Edison Pignaton dept_BR
dc.identifier.nrb001187422pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Energiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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