Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFetter, Bruna Wulffpt_BR
dc.contributor.authorCeleste, Nayana Danielle Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-11-28T03:22:47Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267704pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a influência das plataformas digitais, principalmente o Instagram, em relação ao mercado de arte no Brasil. A fim de compreender as mudanças tecnológicas que atravessam o sistema contemporâneo da arte, assumimos a importância desses canais digitais como criadores de tendências no mundo da arte, considerando a comunicação digital como impulso para uma interação do público direcionado à cultura online. Partindo do estudo dos fenômenos da era das redes no contexto brasileiro, e com o propósito de compreender o Instagram como um instrumento profissional utilizado pelo mercado de arte, a pesquisa analisa o comportamento das galerias comerciais nessa rede social, pensando-a como mais um fenômeno estrutural do sistema. Dessa forma, foram mapeadas e analisadas atuações e funcionalidades da presença das galerias de arte associadas à Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) no Instagram nos anos de 2022 e 2023. Observando esses movimentos foram identificados padrões nas práticas exercidas pelas galerias e artistas representados, desde estratégias de comunicação, negociação e venda, a instrumento criativo do trabalho artístico.pt_BR
dc.description.abstractThe present work analyzes the influence of digital platforms, mainly Instagram, in relation to the art market in Brazil. In order to understand the technological changes that cross the contemporary art system, we assume the importance of these digital channels as trendsetters in the art world, considering digital communication as an impulse for an interaction of the public directed to online culture. Starting from the study of the preferences of the age of networks in the Brazilian context, and with the objective of understanding Instagram as a professional instrument used by the art market, the research analyzes the behavior of commercial galleries in this social network, thinking of it as another system to do structural. In this way, performances and functionalities of the presence of art galleries associated with the Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) on Instagram in the years 2022 and 2023 were mapped and proven. from communication, negotiation and sales strategies, to the creative instrument of artistic work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSistema da artept_BR
dc.subjectArt systemen
dc.subjectWeb 2.0pt_BR
dc.subjectArt marketen
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectSocial media platformsen
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectMarketplaceen
dc.titleTroco likes : dinâmicas e tendências do mercado de arte no Instagrampt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001188561pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples