Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraújo, Homero José Vizeupt_BR
dc.contributor.authorSantos, Raimunda Maria dospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-13T03:25:47Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268356pt_BR
dc.description.abstractSagarana de João Guimarães Rosa compõe-se marcadamente, por estratégia intertextual, apresentando-se cheio de brasilidades e regionalismos, de eruditismos e coloquialidades. Esta tese tem por objetivo analisar os nove contos-novelísticos do livro, a partir da composição do texto e de fatores extraliterários, recuperando o percurso de leitura crítica e organizando aspectos sócio-históricos e composicionais que permitam compreender sentido e forma e a participação do leitor mediada pela estratégia textual, bem como, a noção de regionalismo literário, envolvendo as noções de nacional e universal. Para tanto, cumprem-se os seguintes objetivos específicos: i) apresentar um diálogo entre a Teoria da recepção e os processos textuais; ii) recuperar os estudos dos contos rosianos na perspectiva de entendimento entre Estética da recepção, contexto da forma literária e impacto da obra na história da literatura e; iii) analisar as impressões críticas sobre Sagarana proferidas à época de sua publicação e a relação entre a intertextualidade e a participação do leitor na produção artística e, consequentemente, na atemporalidade da obra literária. Conforme Robert Jauss (1994), ocorre um aferimento do valor estético da obra no ato da leitura, quando o leitor a compara com outras já lidas e percebe haver singularidades. Mikhail Bakhtin (2016) trata da ideia de discurso responsivo em consonância com a ciência do texto. Franco Moretti (2014), Roberto DaMatta (1997) e Walter Benjamin (1994) tratam da forma e estilo relacionados ao contexto de modernidade. Assim, o método de análise é o de busca de respostas em aspectos internos e externos do texto, considerando o contexto sócio-histórico e cultural do leitor, do autor e da obra, o percurso de leitura e a repercussão no pensamento crítico sobre a história da literatura, desde a publicação em 1946. Fundamentando-se na Estética da recepção e na ciência do texto, os resultados apontam que, indo na contramão da crítica estruturalista que entende a obra como autossuficiente e o leitor como figura menor, a proposta de leitura de Sagarana demanda a participação do leitor e, esse é tido como elemento fundamental para perpetuação da obra de arte, pois a reconstrói, dando novo sentido, toda vez que ler.pt_BR
dc.description.abstractJoão Guimarães Rosa's Sagarana is markedly composed by intertextual strategy, presenting itself full of brazilianness and regionalism, eruditism and colloquialism. The aim of this thesis is to analyse the nine short stories in the book, based on the composition of the text and extra-literary factors, recovering the path of critical reading and organizing socio-historical and compositional aspects that allow us to understand meaning and form and the participation of the reader mediated by the textual strategy, as well as the notion of literary regionalism, involving the notions of national and universal. To this end, the following specific objectives will be met: i) to present a dialogue between reception theory and textual processes; ii) Aesthetics of reception, context of literary form and impact of the work on the history of literature and; iii) to analyze critical impressions of Sagarana at the time of its publication and the relationship between intertextuality and reader participation in artistic production and, consequently, the timelessness of the literary work. According to Robert Jauss (1994), the aesthetic value of the work is assessed during the act of reading, when the reader compares it with others already read and realizes that there are singularities. Mikhail Bakhtin (2016) deals with the idea of responsive discourse in line with the science of text. Franco Moretti (2014), Roberto DaMatta (1997) and Walter Benjamin (1994) deal with form and style related to the context of modernity. Thus, the method of analysis is to search for answers in internal and external aspects of the text, considering the socio historical and cultural context of the reader, the author and the author's work, the reader's journey and the repercussions on critical thinking about the history of literature since its publication in 1946. Based on the Aesthetics of reception and the science of the text, the results show that, going against structuralist criticism which sees the work as self-sufficient and the reader as a minor figure, Sagarana's reading proposal demands the participation of the reader, who is seen as a fundamental element in the perpetuation of the work of art, since he reconstructs it, giving it new meaning every time he reads it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRosa, João Guimarães, 1908-1967pt_BR
dc.subjectAesthetics of receptionen
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectTextualityen
dc.subjectRegionalismo na literaturapt_BR
dc.subjectSagaranaen
dc.subjectLiterary regionalismen
dc.titleO sertão multitextual de Guimarães Rosa : sentido e forma da obra Sagarana e a participação do leitor mediada pelos processos de intertextualidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001189589pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples